Cadê o Filé à Parmiggiana? E o molho à Bolonhesa?

Publicado por

Pois é, se você vai procurá-los na Itália, vai fazer como a Carol e eu: dar com os burros n´água… Não há filé a parmegiana em Roma, e acho que nem em Parma! E molho a bolonhesa? Nem se dê ao trabalho de ir a Bolonha, hehehe!!!! Não descobri o porque disso, mas no mínimo os pratos e molhos ganharam esses nomes dos imigrantes italianos saudosos da comidinha de casa. Aí devem ter batizado de acordo com o lugar de onde sentiam mais saudade, né… Quem souber a verdadeira história, ganha uma pizza Margherita! (ah, mas essa existe na Itália sim, viu! É gostosa, mas a nossa costuma ter bem mais queijo….hummmm…)

E, já que falamos em Pizza, eu e Carol fomos procurar os templos da pizza em Roma. A Da Baffeto, foto abaixo, é considerada a melhor pizza da cidade. Nós gostamos muito dos sabores que experimentamos (infelizmente, só conseguimos comer 2). O lugar é apertado, vive cheio (não chegue tarde) e os garçons são eternamente mal-humorados e com pressa.  Mas o casal dono da pizzaria, ah, eles são umas simpatias. A esposa fica na porta contando quem entra e fazendo cara de ‘mama, mia, não vai caber mais gente aqui dentro’, enquanto o dono fica com carinha de satisfeito e te empurrando pra dentro do restaurante, com a maior cara boa do mundo!  Na saída, agradecemos tudo e ainda ganhei um beijo do dono bigodudo da pizzaria. No meio de um monte de cartõezinhos de agradecimento, uma nota de 10 reais. DEZ REAIS! Assim, pendurada no painel de recados. Dinheirão….

DaBaffeto
Mas nem só de pizzas vivemos na Itália (bom, de sorvetes também já passamos bem, vcs sabem…). Fomos atrás também do melhor café da cidade, o Caffé Sant’Eustacchio. É um café pequenininho, situado em um dos incontáveis largos que tem em Roma. Mas é cheia de charme, com informações de cafés e amostras de cafés de todo o mundo (inclusive do Brasil). Tomei o expresso por 1,50 euro, e tava bem gostoso e encorpado. Mas eu acho que quem se deu bem mesmo foi a Carol, que pediu um chocolate quente MA-RA-VI-LHO-SO. Olha só a carinha de satisfação…
CafeEustacchio
Outros restaurantes que tivemos foram os do Campo di Fiori, mas nenhum que valesse anotar o nome em nosso caderninho – todos muito turísticos! Mas o mais turístico de todos foi o do Vaticano – saímos dos Museus do Vaticano mal-humoradas de tanta fome (a Carol nem falava mais direito, só grunhidos) e paramos em um dos restaurantes entre o museu e a Basílica de São Pedro. As massas pareciam ter sido esquentadas no microondas,  uma coisa horrível… Mas, com a fome que estávamos e nenhuma outra opção de boa comida perto, ficamos até agradecidas. Não, não teve gorjeta!
Por outro lado, pra mim um dos melhores lugares pra comer não foi nenhum desses restaurantes, e sim as escadarias em frente à Piazza Di Spagna, desde a outra viagem um dos meus lugares preferidos na cidade. Pegamos nossos croissants, um chocolate quente e curtimos o movimento do pessoal….
 PiazzaDiSpagna
Para registro:
Pizza Da Baffetto – 2 pizzas individuais (a da foto era individual! :-D) + 1 jarrinha de vinho, $17,50 euros! Via del Governo Vecchio, pertinho do Pantheon
Caffé Sant´Eustacchio, Piazza Sant´Eustacchio, 82
Cafeteria Barcaccia, na Piazza di Spagna, em www.barcaccia.com
Ah, eu guardei anota da pizzaria, só como prova pra vcs não acharem que tou enlouquecendo. Mais barato que pizza em Salvador…
NotaDaBaffetto

7 comentários

  1. Bem, a melhor pizza foi a que a dona do hostel indicou pra nos. Esqueci o nome, Dri, voce lembra? Galinha de num sei o que… Era pertinho fo hostel, “five minutes working”, nas palavras da dona do hostel.
    Aquele dia do Vaticano foi f…, deve ser por isso que naum achei grandes coisas a Capela Sistina (eh, podem me queimar na cruz, me chamar de herege, mas num achei essas coisas todas naum).
    Meus sonhos com o file a parmediana da Bella Napole com as folhinhas de manjericao soh serao realizados quando eu voltar pro Brasil mesmo. Estava sedenta por um ha 7 meses e minhas esperancas foram por aqua abaixo a cada restaurante que eu passava e naum o indentificava no cardapio… nem comi carne de boi lah porque soh me via o a parmediana na mente.
    Naum tenha medo de ir a restaurantes na Italia! A comida eh bem barata, barata mesmo!

    Curtir

  2. Ai que vontade de comer isso tudo ai que vcs comeram, kkkk.
    Adri, não sei como vc lembra de tantos detalhes depois de mais de uma mês da viagem. Rolou o bom e velho caderninho de viagem? Isso comigo nunca funciona, rsrs.
    Saudade de vcs! Quando viajaremos juntas?
    Chego no brasil dia 13, vivaaaaaaaaaa!!!
    Bjos

    Curtir

  3. Liliu, rola sim o caderninho de viagem e um monte de cartões de volta pra casa. Até hoje acho nota de compra de várias coisinhas….hehehe.

    Tou ansiosa esperando vc chegar!

    Irmã, calma, falta pouco, a não ser que vc queira fazer uma escala em Angola antes! 😛

    Curtir

Deixe um comentário