É, fomos em Roma e não vimos o Papa!

Publicado por

Inclusive, na verdade meeeessssmo, fugimos dele! Mas deixa eu explicar antes que nossa mãe leia isso e ache que nos tornamos hereges ou desconfie dos motivos de nossa viagem!!!

Decidimos deixar para ir ao Vaticano na quarta-feira, dia em que acontecem as famosas audiências com o Papa. Qualquer um pode participar, desde que consiga pegar um disputado ingresso no dia anterior, de graça, no Vaticano mesmo. Mas em vez de irmos pra audiência, resolvemos ir ao Museu e à Basílica, apostando que a maioria dos interessados no Vaticano neste dia estariam mais interessados em ver o Papa (afinal, estando em Roma…). Pois bem, nossa idéia saiu melhor que a encomenda! Vejam aí a entrada do Museu do Vaticano e a fila que a gente pegou!  

VaticanoMuseu1

O que, vc não está vendo fila? Pois é, a gente também não viu! Não é maravilhoso? As filas no Vaticano são quilométricas. Andam depressa, é verdade, mas da outra vez que vim me assustei com o tamanho…. desta vez, me assustei de não ver fila nenhuma. Ótimo!

Aí deu para aproveitarmos bastante todos os salões do Museu do Vaticano. Aqui, um dos salões dedicados à arte greco-romana…

VaticanoMuseuHall

Essa estatuazinha de escorpião da exposição egípcia….

VaticanoEgito

Aqui, os salões dos mapas…. já estávamos a umas 3 horas dentro do museu….

VaticanoSalaMapas

Aqui um quadro que sempre quis conhecer…A Escola de Atenas, de Raphael Sanzio! A Vânia, minha professora de História lá no Colégio Imaculada,  falava muito desse quadro,eheheh. Nele, Raphael pintou os principais filósofos da antiguidade, mesmo os que não eram da mesma época. E aproveitou pra se retratar também, entre os figurantes, e também retratou alguns colegas da época (dele, não dos filósofos). Danadinho, vai ver que foi daí que Hitchcock pegou inspiração! 😉

VaticanoRSanzio1

Aqui a explicação do quadro, que eu fotografei também, pra não ter que escrever depois… hihi.

VaticanoRSanzio2
Mais algumas salinhas e eis que de repente ela estava logo após a porta seguinte: a Capela Sistina! Última atração a ser vista no Museu do Vaticano. Eu estava emocionadíssima, com guia na mão, pra poder analisar todas as pinturas; e Carol, curiosíssima, pois eu falei maravilhas da mega famosa capela. Era assim: a Carol se encantava com um quadro, e eu dizia: “isso é porque vc ainda não viu o teto da Capela Sistina”. Ela via um painel e eu falava: “mas quando você ver o ‘Juízo Final’ é que você vai babar”…. resultado: a Carol achou a Capela ‘até que legal’, mas não essas babas todas que eu passei dias recitando.

Depois dessa experiência com expectativas, toda vez que encontramos uma atração que ouvimos muito falar e que não achávamos grande coisa, falávamos que tinha rolado um ‘efeito capela sistina’. Aconteceu algumas vezes ainda nessa viagem…

E nem pudemos apreciar muito a Capela, pois demoramos tanto no resto do museu que eles já estavam quase pra fechar tudo. É que no inverno o Museu fecha mais cedo. A gente até que sabia disso, mas depois que nos perdemos vendo tanta coisa linda, realmente não demos muita atenção à administração de tempo. Tanto que, a essa altura, também estávamos morrendo de fome.  

A Capela Sistina tem um acesso direto para a Basílica de São Pedro, pra vc não precisar passar pelo esquema de segurança de novo. Mas, acho que porque o Museu estava fechando, esse acesso estava fechado e tivemos que sair pelo mesmo lugar que entramos.  E só então percebemos essas escadarias para chegar ao térreo do museu.

É mais uma obra de arte. Ela é em hélice dupla, ou seja, não dá pra perceber numa primeira olhada, mas ela tem dois ‘inícios’ lá embaixo. É como se tivesse ‘mão’ e ‘contramão’. Bom… A Carol já gosta de uma escada… Até então, a preferida dela eram as escadarias do MAM do Solar do Unhão, que perto desta aqui virou básica, básica. Entretanto, pra ter uma casa que coubesse uma escadaria como a do Solar do Unhão ela já ia ter que ganhar muuuuito dinheiro. Pra ter essa escadaria aqui então… Só mesmo comprando um palácio.

VaticanoEscada

 Saímos do Museu e demos a volta no muro enoooorme que cerca o Vaticano para poder entrar na Basílica de São Pedro. No caminho, já contei, paramos para comer uma massa horrível. Comer mal é o cúmulo do desperdício de nosso rico dinheirinho, mas estávamos famintas, emitindo sons guturais e sem muita paciência nem pra conversar uma com a outra e até que a gente tentou procurar um lugar legal, mas não tínhamos nenhuma boa referência no local. O jeito foi entrar em um dos restaurantes mega turísticos no caminho. UFA. Pausa pra recuperar as energias, tomar uma água e continuar nossa saga do dia na Basílica.

10 comentários

  1. Chris, invasão que nada, fique à vontade, tou na web, né? rsrsrs.

    Olha…. 22 de Março? Este sábado? Feriados em Beagá costumam deixar a cidade bem vazia. Mas bares bons você encontra na cidade toda. Veja a lista dos bares participantes do Festival de Comida de Buteco dos últimos anos, geralmente esses bares acabam virando uma febre… além do que, se estão entre os 30 melhores da cidade naquele ano, são sempre excelentes opções… cervejinha gelada garantida, atendimento nota 10 e tira-gostos saborosos, no mínimo! 😉 Veja a lista em http://www.comidadibuteco.com.br.

    Não deixe de ir no Mercado Central (todos os dias até 18h, domingo creio que até 13h…). Lá tem o Casa Cheia, butequinho muito bom, participante assíduo do Comida di Buteco, e experimente o Mexidoido Chapado. ADORO…. o site de lá é http://www.mercadocentral.com.br.

    Precisando de mais informações, é só falar!

    Curtir

  2. Quem é essa menina de perna torta na porta do Museu do Vaticano? Huahuahuaua… Ei, que é Hitchcock? Qual a ligação? To com preguiça de procurar na net…
    Desculpem os entendedores ou os seguidores de entendedores de Arte, Michelangelo nasceu pra ser escultor. A Capela Sistina é uma bagunça! Fala sério! Não me apedrejem, é só a opinião de alguém que não sabe que é Hitchcock, mas que é corajosa essa pessoa é.
    Sabe aquela parte que o Criador está estendendo a mão pra sua criação, no meio do teto (http://users.thess.sch.gr/pankoutras/capella_sistina/creation_man.jpg)? Eu pensei que tinha dimensões quilométricas, seria uma coisa magnifica… Eu acho esse pintura fantástica, mas acho que não gostei do conjunto… bem, é isso.
    Ah, e esse dia, o Papa estava sendo televisionado mundialmente, mas um motivo da não-fila.

    Curtir

  3. Olá! Adriane.

    Estou programando uma viagem a Europa e gostaria de inciar pela cidade de Roma. A night and day onde vc ficou hospedada não possui quarto duplo com banheiro privativo? Vc poderia fornecer dicas de pousadas na Espanha(Barcelona, Madri etc).
    Grato

    Curtir

  4. José Carlos, o Night and Day foi perfeito, mas é como eu disse, porque tava vazio… eles não têm banheiro privativo. Para pesquisar hospedagem economica, eu fui no http://www.hostelworld.com, você tem a opção de idiomas em português também. Lá não tem só albergues, mas também o que eles chamam de ‘budget hotels’, ou hotéis economicos, e o equivalente a nossas pousadas, que eles chamam de Bed and Breakfasts.

    Em Madri eu fiquei no Chic and Basic (www.chicandbasic.com), um hostel bem moderninho na faixa de 30 a 40 euros por pessoa, com banheiro no quarto. Eles estão também em Barcelona, mas lá eu fiquei no Hostal Plaza (www.plazahostal.com). A localização foi perfeita, a 100m da Praça Catalunha, mas achei o prédio mal conservado…. não recomendo.

    Pra ver lugares em conta vá em http://www.eurocheapo.com e no http://www.booking.com, foi onde encontrei as melhores tarifas (além do Hostelworld). Não deixe de ver os comentários de quem já passou pelo lugar, eles são essenciais pra vc não ter uma surpresa desagradável e sim saber exatamente o que já te espera!

    Precisando de algo mais, é só falar.

    Curtir

  5. Gostei da escrita, fantástico,… mas fiquei um pouco sem saber bem se vale ou não a pena visitar a Capela Sistina, já que não sou muito amante de quadros e pinturas, e já agora gostaria de saber se me pode ajudar em dizer-me qual o preço para lá entrar e se a demora de espera na fila é muita. Muito obrigado pela atenção. Cumprimetos.

    Curtir

  6. Fernando, vale a pena visitar a Capela Sistina sim, e muito! O negócio aqui é que eu falei tanto da Capela Sistina para a minha irma, que me acompanhava na viagem, que ela acabou criando uma mega expectativa em torno da mesma.

    Aí, aconteceu o que costuma acontecer quanto jogamos nossas expectativas lá pro alto… ela acabou se decepcionando.

    Na wikipedia – http://en.wikipedia.org/wiki/Vatican_Museums – vc pode ler alguma coisa sobre o Museu do Vaticano, e inclusive ver uma foto da fila – não é nenhum exagero, no verão as filas são enormes, mas andam bem rápido… acho que uma dessas como está na foto deve levar pouco mais de 1 hora.

    Sobre preço, não estou com meu ticket agora pra dar uma conferida, mas acho que foi 14 euros a inteira… chegue cedo! A Capela Sistina é a última atração do museu. Vc vai ter um museu inteiro para ver, coleções maravilhosas, antes de chegar no ‘gran finale’!

    O link para o Museu do Vaticano é:
    http://mv.vatican.va/3_EN/pages/MV_Home.html

    Curtir

  7. Adriane,

    Você chegou no Vaticano numa quarta-feira cedo? Quando você chegou à Basílica de São Pedro já não havia a confusão do papa? Li que o papa dá a benção na B. São Pedro… Obrigada, Viviane.

    Curtir

  8. Viviane, foi numa quarta-feira cedo, mas fui direto pra entrada do Museu do Vaticano, nem passei em frente à Basilica não… Fui de metrô e fiz assim: no mapinha do metrô, tem uma estação que eles identificam como “Vaticano”. Essa é muito longe do museu. Desça na estação seguinte, creio que se chama Otaviano. Ao descer, pergunte a um guardinha por onde vc sai pra chegar no Museu. Ele vai te indicar, são umas 3 quadras no máximo. Vc sobe um lance generoso de escadas que dão bem em cima da entrada do Museu.

    Já dentro do museu, vc vai percorrê-lo todo até chegar na CApela Sistina. Ao sair da Capela, atenção! Tem uma portinha no canto direito que vc deve pegar para sair direto no acesso para a Basílica de São Pedro. Se vc pegar a da esquerda, vai sair por onde entrou e vai ter que passar, de novo, pelo controle de segurança do Vaticano.

    Pra pegar essa entradinha, não use o guarda-volumes. Senão seu retorno à entrada principal do museu será compulsório… 😦

    Aí quando cheguei na Basílica a benção já tinha acabado! Estava tudo vazio, apenas os resquícios da transmissão via TV e das cadeirinhas espalhadas na Basílica.

    Boa sorte!

    Curtir

Deixe um comentário