Já são 15 anos de Bahia e até então eu não tinha ido a uma Lavagem do Senhor do Bomfim. Sei lá por que – creio que, no início, por pura resistência à mudança de BH pra Salvador. Depois, por impossibilidade devido a estágios e trabalhos. Pois desta vez eu fui – e, numa conjunção cósmica, foi possível que isso ocorresse com pessoas pra lá de queridas: KK, Liu e Pathe. Estávamos todas livres (ou compramos o passe de alforria para 24h) no dia e resolvemos fazer o circuito dos 8km pra conhecer a procissão e, pessoalmente, pra entender mais sobre a devoção ao Senhor do Bomfim.
Fomos via Pelourinho, onde deixamos o carro, e descemos o Plano Inclinado. Chegamos por volta das 09h00min, e pelos nossos cálculos a missa na Igreja da Conceição da Praia já tinha acabado. Íamos chegar no Comércio e ver onde a gente se encaixava no cortejo…
No dia da Lavagem do Bomfim, vários meios de transporte são gratuitos: trens do suburbio, algumas linhas de ônibus, o Elevador Lacerda e os Planos Inclinados também. Assim, cada uma economizou R$0,05!
A vista da estação do Plano Inclinado é linda! E dá pra descer apreciando a mesma, o que não acontece no Elevador Lacerda… Adoro levar o pessoal que aparece em SSA pra passear de Plano Inclinado.
Quando chegamos no Comércio, tcharam! Foi justamente na hora que as baianas ‘oficiais’ estavam passando! Melhor, impossível!
E ainda tinha uma baiana-portuguesa-americana-angolana no circuito! Brevemente, vamos ter que acrescentar canadense e francesa nos adjetivos pra essa menina… a mulher mais cidadã do mundo que eu conheço!
Demos uma aceleradinha pra frente das baianas. Ficamos um tempinho acompanhando um grupo de percussão promovido por uma autoridade do governo (tudo muito arrumadinho e padronizado). Aceleramos mais um pouquinho e achamos esse grupo, de um bar da Ribeira (Amarelinho, se não me falha a memória). Estava animadíssimo, e a comissão de frente só rodando a baiana! 🙂
O circuito até o Bomfim é o mesmo que se faz de carro -exceto chegando ao Largo de Roma, onde dá pra pegar uma ‘contramão’… 😉 Além disso, não há como errar, todo o caminho é cheio de faixas de políticos. Se não tem faixa, vc saiu da rota!
Pra registrar nosso périplo, não resistíamos a nenhuma plaquinha indicativa da distância até a Igreja. A cada plaquinha, um flash! Vejam a animação que estávamos no meio do circuito! 😛 Dava até pra mandar essa foto pro Pulando e Viajando!
E nessa caminhada vimos um monte de manifestações populares e atrações turísticas. Teve um pessoal que fez um camarote embaixo do Tunel Americo Simas! Em frente à estação de trens da Calçada, vários manifestantes reivindicando direitos sociais e reclamando do aumento das tarifas de ônibus. Bom, voltando às atrações turísticas… a Igreja dos Órfãos de São Joaquim…
A Igreja dos Mares, uma das poucas igrejas em estilo gótico em Salvador… (e existem outras?)
Entre a fauna ao nosso lado, sempre tinha o pessoal da Rede Bahia. Aí Carol resolveu entrevistar o Giácomo Mancini, pra saber o que ele estava achando do evento, e tal… Liu sacou a câmera de video e foi filmando tudo…
Até que, perto do meio-dia, avistamos a Igreja! Ueba! E ainda estávamos tranquilinhas em nosso percurso!
Mais perto, agora chegando na Sagrada Colina…
Nem acreditamos quando chegamos. Foi uma alegria só. Subimos a colina e tentamos chegar perto das escadarias… que estavam protegidas por uma corrente de policiais. Circulamos na praça e ficamos no canto esquerdo da igreja, vista de frente. Mal sabíamos nós que era por ali que subiam os políticos. Enquanto tirávamos fotos, íamos percebendo uma aglomeração instantânea de gente. Olhamos para trás e vimos Paulo Souto, Cesar Borges, ACM Neto e alguns outros. Resolvemos buscar outro lugar pra ficar.
Saímos um pouco da muvuca em frente à Igreja pra esperar a benção. Minutos depois, o corpo já esfriando e a fome chegando, resolvemos tirar nossas últimas fotos e não esperar a benção nada, afinal não conseguiríamos ficar muito perto mesmo! Acho que foi a fome que nos fez pensar assim! 😦
Aí fomos nos deslocando para a região de Mont Serrat, onde pensamos ter taxi mais fácil. A vista da região é linda linda linda!
E aí começou uma nova caminhada, acho que de uns 3km. Só fomos conseguir taxi lá pelo Largo de Roma. Depois descobrimos que o ponto oficial de taxi é no Caminho de Areia, do outro lado do Bomfim. Tudo bem… Tenho quase certeza que o taxista deu uma volta danada conosco. Mas como o trânsito estava todo proibido na região, não tinha muita condição de saber. Voltamos ao Pelourinho, pegamos o carro e fomos almoçar no Sato, na Barra, de frente pro mar (mas no ar condicionado, que a penitência já tinha acabado!)
Na confusão e no cansaço, nos esquecemos que um dos momentos mais emocionantes é a colina toda cantando o Hino do Senhor do Bomfim, após a benção. Tudo bem, ano que vem vou batalhar um novo passe de alforria de 24h para ir ao Bomfim! Depois de ir uma vez, fica difícil só assistir pela TV o resumo no jornal…
Ohhhhhhh, foi tudo tão lindoooo!
Com certeza, ano que vem ficaremos pra benção, vou levar mais uma barrinha de cereal, ou vou parar no Caminho de Areia por volta de 12h, kkkkkk!
Foi lindo! adorei a companhia das três!
Bjs!
CurtirCurtir
Uhuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu!!! Ameeeeeeei!!! Minha primeira Lavagem vai ficar pra história. Ter ido com vcs foi mais do que um presente do Senhor do Bonfim. Adorei. Vamos fazer outras aventuras baianas dessas! Valeu! Bjos.
Ah, posso copiar o texto e colocar no meu blog??? hehe, é pra poupar tempo, assim atualizo mais rápido, rs. Beiooojos
CurtirCurtir
Liliu, pode copiar sim, rsrsrs. Vc pode também só botar um link pra cá, se quiser. Fique à vontade….
CurtirCurtir
me arrependi de não ter ido com vcs! (Liu me chamou 🙂 )
as fotos estão maraaaaaaaaa!
CurtirCurtir
Palominha, devia ter ido mesmo! Ela comentou que chamou você, Soane… mas tem problema não, arranjaremos outras oportunidades!
CurtirCurtir
Mas, Liu! Como vc é preguiçosaaaa! Dê seu toque de originalidade em Sua lavagem do Bonfim! Kkkkkkkkkkk (Acho que vou fazer o mesmo…, Control C, Control V!!!
CurtirCurtir
Olá…
Adorei a foto e a citação.
Só não gosti d sr classficado de fauna.
Mas pela diversão, eu deixo passar.
Espero não ter sido mal-educado.
A gente fica tão preocupado em ver tudo que está a nossa volta que, às vezes…
Bjs as tres.
Giácomo
CurtirCurtir
rsrs
meu “e” sumiu em gostei, de e ser
CurtirCurtir
Oi Giácomo, vc foi um dos pontos altos do nosso dia. Desculpaê pela fauna, mas nós também fazíamos parte dela, né! Não há como negar… 😉
CurtirCurtir
Adri,
Pelo jeito seu visto de “Baiana” vai sair logo… foi ao Bonfim a pé, viu o cortejo, tomou água de cheiro, não falta mais nada (kkkkkkkk).
Abs
Rai
CurtirCurtir
Rai, bairrista que sou, serei mineira sempre. Mas essa dupla cidadania representa o melhor dos mundos. Adoro!
CurtirCurtir