Onde assistir a um belo por-do-sol em Salvador?

Publicado por

Adoro buscar lugares para ver o por-do-sol, que consigam associar comida + bebida + vista. Deve ter a ver com minha mineirice – é só eu ver o mar e tudo já melhora, tudo fica lindo. Esse por do sol aqui foi no Bar Cruz do Paschoal, em Novembro/08:

VistaCruzdoPascoal
Por do Sol na Cruz do Pascoal, no Carmo. Todos os bares da rua do Carmo te dão um presente como esse. Que tal?

Saiu ontem no Jornal A Tarde uma matéria sobre os encantos da Baía de Todos os Santos, e o mote principal foi a possibilidade de presenciar um por-do-sol raro no Brasil (na matéria, eles dizem que o único lugar no país é em Salvador, mas há controvérsias…), quando o sol se põe no mar. Já ouvi essa história de vários baianos, mas a creio que toda enseada/baía/cabo pode gerar um por-do-sol lindo como o que temos na Baía de Todos os Santos, não?  Talvez tenhamos a maior extensão onde isso é possível…

O fato é que todo por-do-sol é lindo (em Minas, com as montanhas, também é fantástico) e resolvi começar o árduo trabalho de buscar bons lugares para vê-lo aqui em Salvador. Em meu aniversário, fui ao Bar Cruz do Paschoal, no Carmo. Recentemente, estive no Pereira, na Barra. Vamos ver o que eu consigo até o verão terminar!

Veja abaixo a matéria na íntegra:

Baía de Todos os Santos encanta moradores e turistas

Aguirre Peixoto, Maíza de Andrade do A Tarde 

Por-do-sol é atração turística no verão de Salvador – A beleza da Baía de Todos-os-Santos se intensifica com o forte sol de verão refletido sobre as águas das praias. O cenário é ideal para um passatempo muito comum nos finais de tarde da cidade: assistir ao pôr-do-sol em um dos diversos pontos com vista privilegiada de Salvador. A TARDE visitou três destes locais – a Barra, Santo Antônio e Ponta de Humaitá – e constatou a afinidade dos baianos com o poente.

Na Barra, é possível curtir o crepúsculo de vários lugares, como Cristo e Porto. Mas é atrás do Farol que a paisagem aberta para o mar permite uma fruição mais completa do espetáculo. Ali, costuma ficar o casal de namorados Alan Ogardo, 22 anos, e Erica Adorno, 17. “Aqui passa um sentimento de paz, é como se eu estivesse recebendo uma massagem”, comentou Alan.  

Também ficou encantada com o local a família de Amaury da Silva Filho, 45, que veio do Rio de Janeiro trabalhar no interior da Bahia e passava por Salvador. “Estou encantada, é maravilhoso”, disse Maria José da Silva, 38, irmã de Amaury.  

Na área histórica, o Largo de Santo Antônio oferece visão panorâmica do sol sobre o mar no momento do poente. O ambiente é pacato e pouco movimentado: uma praça com árvores, bancos e parques para crianças.

Humaitá – Bem mais frequentada é a Ponta do Humaitá, em Monte Serrat, Cidade Baixa, onde é possível admirar o sol mergulhando nas águas por detrás de barcos navegando, a partir de um antigo farol situado no local.

Renato Américo da Silva, 24, e a mulher, Ester Costa, 32, já levavam o filho de 3 anos. “Ele é louco por praia e já adora o pôr-do-sol”, disse a mãe. Para Renato, o melhor é o relaxar: “Esquecemos um pouco da vida”.

Humaitá ainda tem um restaurante para quem deseja desfrutar da vista sentado a uma mesa, bebendo ou comendo. Daniel Sampaio, 25, e Mirleide Aguiar, 24, preferem curtir o momento mais próximos do mar. “Ver esse pôr-do-sol é gratificante”, afirmou Daniel. Para a namorada, o significado é outro: “Aqui, sinto orgulho da cidade”.

Único –  Encantado com a beleza natural, o arquiteto e historiador Francisco Sena recorda a juventude ao falar do assunto: “O Porto da Barra era o local preferido. Hoje, já não tenho tanto tempo, mas considero fantástico o pôr-do-sol dali, e também do Farol, da Ponta do Humaitá e do Solar do Unhão”.

Sena conta que Salvador é a única cidade do País onde o sol se põe sobre o mar. “É por causa da conformação da Baía de Todos-os-Santos”, diz. Na sua origem, a partir de uma falha geológica (que veio a formar as cidades Alta e Baixa), o mar adentrou para o oeste, posicionando a baía de tal forma que o sol sempre se põe na direção do mar.

O ambientalista José Augusto Saraiva, do Grupo de Defesa e Promoção Socioambiental (antigo Germen), destaca points como o Largo dos Aflitos e a Praça Castro Alves, no Centro. Para ele, a beleza do pôr-do-sol nesses locais “contribui para o clima místico da cidade”. Ele destaca também a intensa luminosidade que caracteriza a Baía de Todos-os-Santos e a cidade de Salvador: “Isso assemelha Salvador e a baía a locais do mar mediterrâneo com seu azul intenso”.

Este aspecto atrai artistas e fotógrafos de outros países, como foi o caso de Pierre Verger e Carybé, lembra Saraiva.

11 comentários

  1. Adri,

    Tem outras boas opções aqui em Salvador, que são show.

    1º) Crepe do Farol – Eu e Liu (minha esposa) fomos no sábado, lá é legal.

    2º) Soverteria da Ribeira, támbém é muito bom.

    3º) Santo Antonio, lá na Pituba é massa.

    4º) Armazem Santa Maria ou Gato Xadrez, no Parque Costa Azul.

    5º) Cabana da Cely ou João em Patamares…

    6º) A Venda, em frente ao Aeroclube. Tem uma carne de fumeiro!!!!!!

    Abs

    Rai

    Curtir

  2. oi, como vai, espero que bem…há uma controvérsia quanto ao fato de existirem outros possíveis locais,onde pode-se admirar-se um pôr-do-sol…em Jericoacoara-CE que stá localizada na chamada ” costa do sol poente” é possível vêr e se deslumbrar com um belo pôr-do-sol …sentado tranquilamente sobre uma enorme duna…além de apreciar o sol se posicionar dentro da pedra furada….é algo indescritível…confira…e até mais!!!1

    Curtir

  3. Pôr do sol legal é na Martinica, ilha francesa no Caribe!!! Lá tem o ‘raio verde’ um fenômeno que ocorre justo no momemto em q o sol tá se pondo…

    Curtir

  4. Costumo dizer q o pôr do Sol em Salvador é maravilhoso de onde quer q vc veja. Mas o mais perfeito q eu já vi foi na Vila Militar de Inema.

    Na Aliança Francesa na Ladeira da Barra tb é maravilhoso, no fundo tem um café bem legal e toda a beleza da baía de todos os santos.

    Curtir

Deixe um comentário