02 de Fevereiro é Dia de Iemanjá!

Publicado por

Era mais um ‘buraco’ em minha existência baiana, mas este foi resolvido ano passado, quando o 02 de Fevereiro cosmicamente caiu no sábado de Carnaval: era a deixa, o chamado, não havia mais desculpas para eu não comparecer… então eu resolvi que, para o meu bem e felicidade geral minha também, eu ia! E fui super bem acompanhada, com o Riq e o Nick, durante a passagem deles pelo Carnaval de Salvador.

Pois bem, não quero mais faltar, e lá fui eu esse ano de novo. Fomos eu e Liu, fiel companheira nas festas de largo de 2009. Chegamos no Rio Vermelho por volta do meio dia e fomos direto ao mar ver as manifestações do candomblé.

Adri02fev

A praia estava lotada e a fila para deixar os presentes estava enooorme. Você pode enfrentar a fila e deixar suas rosas, espelhos, alfazemas, colares para Iemanjá em um dos cestos disponíveis, que seguirá junto com o presente principal dos pescadores para a Mãe d´Água, em um barco que puxa uma procissão de lanchas, barcos e escunas, no final da tarde.  Ou então evitar o delivery e entregar você mesmo, como o casal na foto. Não sei quanto cobram, mas achei que deve ser uma experiência e tanto… Levar o presente, sem intermediários! 🙂

 

entrega-particular

 

Saindo da praia, você pode lavar seus pezinhos com água doce por meros R$0,50. Não podíamos deixar de aproveitar…

lavando-os-pes

Após a visita à praia, rodamos a área na busca de boa música e manifestações culturais pra acompanharmos. No meio da busca, esse camarote bem inusitado…. vem cá, onde é que guardaram os livros? :-S

biblioteca-no-2-fev

Encontramos um bloco bem legal descendo a Av. Cardeal da Silva, com uma bandinha de sopro e várias alegorias. E eis que de repente aparece Oxum bem na nossa frente….

oxum

e ela, uau, Iemanjá! Que emoção!

iemanja

Passeamos mais um pouco pelo Rio Vermelho, chegando até quase à Praia da Paciência. Em frente ao Bar Bumerangue, o som estava bem legal. Mas já eram mais de 14h e estávamos ficando com fome. Resolvemos que era hora de sair da muvuca do chão e subir para o ar condicionado do Pestana, onde iríamos nos restabelecer com a Bacalhoada oferecida pelo hotel.

O evento foi bem legal, com pratos típicos portugueses e algumas misturas Brasil-Portugal, como uma moqueca de bacalhau. Não bastasse estar tudo uma delícia, ainda tínhamos a vista mais-ou-menos para aproveitar! Sras e Srs, a praia do Buracão, uma das boas pra tomar banho de mar com tranquilidade em Salvador… 

praia-do-buracao1

E do outro lado, a muvuca da Lavagem. Já eram quase 16h, vários barquinhos aguardando para acompanhar os saveiros com os presentes!

riovermelho2fev

Lá pelas 16h40, saiu o cortejo.

procissao2fevereiro

Para quem está no Pestana, a vista não tem como ser melhor. Pois os barcos vão até mais ou menos a frente do hotel, se organizam mais ou menos num ‘círculo’ e os presentes são jogados ao mar. Dos barquinhos, alguns fogos. Deve ser divertido estar em algum deles… quem sabe ano que vem!!!!

depositando-o-presente

02 de Fevereiro, Dia de Iemanjá – creio que todos os anos vou depositar flores pedindo para estar presente na lavagem do ano seguinte!

Pelo que pesquisei, o culto a Iemanjá começou no século 16,  entre os negros não-escravos que sobreviviam da pesca no litoral baiano. A devoção era principalmente masculina, mas as esposas aderiam durante as tempestades, desesperadas pedindo à dona das águas pra não levar seus maridos… A tradição dos presentes começou em 1924, depois de um período bem ruim de pesca. Os pescadores resolveram fazer uma oferenda e pedir à Iemanjá que a fartura no mar voltasse, e foram bem-sucedidos. Os presentes devem ser itens de vaidade femininos e rosas. Se os balaios flutuarem, ela está recusando os presentes, o que não é bom sinal. Mas geralmente ela aceita, sim, rsrsrs….

O presente dos pescadores para Iemanjá este ano foi um peixe mero com duas sereias. Os pescadores escolheram este peixe porque ele está proibido de ser pescado por tempo indeterminado, por correr risco de extinção. Com esse presente, eles pedem fartura no mar e paz entre os homens.

O saveiro que leva a oferenda principal sai por volta das 16h30min. Se você quer ver a saída, o melhor é estar na região a partir das 16h, que é o horário marcado (em 2008, eles foram bem pontuais). Este ano, já eram quase 17h00min quando a procissão seguiu. Junto, mais sete embarcações levavam os balaios de palha com presentes, além de dezenas de outros barcos/lanchas/escunas/jetskis seguindo o cortejo marítimo.  Dizem que os barcos navegam 7,5 km pra deixar os presentes. Sou péssima com distâncias, mas achei que não me pareceu tão longe assim.

Se você for ao Rio Vermelho na noite de 01 de Fevereiro, na casa dos pescadores, já vai ver muitas manifestações do candomblé. No dia 02, tem muita gente que já está na praia às 05h00, para fazer as oferendas. Durante o dia, feijoadas acontecem em todo canto do Rio Vermelho. A festa é a maior manifestação religiosa pública do candomblé.

15 comentários

  1. Assim não vale! Cadê seu espírito antropológico?

    No auge da celebração popular você vai para o ar condicionado do hotel de luxo comer iguarias colonialistas?

    Pô, parece até paulista…

    Curtir

  2. IRMÃ, tudo dependerá de onde estivermos… mas vamos pedir a ajuda dos orixás pra conseguirmos estar presentes! 🙂

    FOFÃO, só aceito seu questionamento se conversarmos após meia hora nas ruas de Salvador, no verão, sob o sol do meio-dia. Sem essa condição de temperatura e pressão, qualquer argumentação será incompleta!

    LUISA, aprenda bem e quando quiser ser turista por aqui, não deixe de avisar!

    Curtir

  3. Dri,
    quanto tempo!!!! Feliz 2009!!!!!
    que farra boa essa, viu? vc está mais baiana que eu!!!!kkkkk
    Dri, preciso de uma ajudinha…estamos pensando em conhecer Roma, eu vi seus posts de lá, e queria um pouquinho mais de informaçao…vc ficou hospedada onde?
    para visistar a capela sistina como é melhor fazer? tem muita fila né?
    pois isso…estamos colhendo informaçoes!!!!
    brigadinha
    beijos lela

    Curtir

  4. Oi Lela!
    Sera um prazer ajudar. Fiquei no hotel Night and day, perto da estacao Termini, pros lados da Igreja de Santa Maria Maggiore. Roma eh bem cara para hotelaria. Eu e a minha irma fomos no esquema mochilao. Pagamos EUR20 por pessoa. Ja em Setembro, voltei com meu namorado e ficamos num lugar que foi EUR 120 o quarto, perto da Fontana di Trevi. Quanto vc quer pagar? Gosto de procurar no http://www.booking.com e, em tempos mochileiros, no http://www.hostelworld.com.

    A CApela Sistina faz parte do museu do Vaticano, entao vc vai ter que correr o museu todo para chegar a capela. Voce pode, no site o museu do vaticano, fazer uma reserva. As filas sao quilometricas e, para o tamanho que sao, ate que nao demoram – de qualquer forma serao 2h na fila. Eu preferi agendar. Voce marca por uma agencia, em http://www.rome-museum.com, uma visita com horario marcado. Eh um pouco mais caro, claro, mas acho que vale a pena. Melhor que ficar na fila! A agencia te leva ateh o patio dos museus do Vaticano. A partir de la, eh por sua conta.

    QQ duvida, eh so falar! 🙂

    Curtir

  5. Odôyabá! Odó Iyá !

    que traga mais paz e menos turbulencia e conforto aos povos mais necessitados dessas enchentes e grandes
    turbulencias que já aconteceram desde do começo desse ano de 2010, é o que desejo para todos !!!

    Curtir

Deixe um comentário