O melhor de Los Angeles é o Getty Center

Publicado por

Eu quase troquei o Getty Center por um passeio em uma das cidadezinhas próximas a LA. Estava achando a cidade muito feia e com atrações muito fúteis. Até as ligadas ao cinema, um tema que eu gosto, achei que eram muito ‘over’. Então pensei que o Getty ia acabar sendo uma furada também. Daí reservamos uma manhã para dar uma passadinha por lá, ver suas obras primas (lá você pode encontrar Monet, Renoir, Van Gogh, Cézanne) e dar o passeio por encerrado. Mas não foi isso que aconteceu.

Quando chegamos, descobrimos que o Getty Center é enorme. E lindo. E apaixonante. A arquitetura do lugar e seus jardins te convidam a passar o dia inteiro por lá. Ele tem um restaurante e uma cafeteria, mas você também pode levar um lanche para fazer um piquenique em seus jardins, se quiser.

0getty4

O Getty Center foi feito para não só abrigar excelentes atrações e obras de arte, mas também é uma obra-prima de arquitetura em si, além de ter projetos paisagísticos belíssimos. Acabei deixando todas as atrações do dia pra lá e só saí do Getty às 15h porque tínhamos um compromisso com hora marcada no centro de Los Angeles. Senão só sairia de lá quando anoitecesse, expulsa pela equipe da faxina, eheheh. E a gente nem deu sorte com o tempo, o dia estava nublado… se estivesse um lindo dia de sol, pegaríamos essa vista maravilhosa, que peguei emprestado da wikipedia:

The near 180 degree panoramic view of Los Angeles looking south from the Getty on an exceptionally clear day. The 405 freeway intersects the view

 As exposições do Getty são excelentes. Fiquei bastante impressionada com a de fotografia, algo novo pra mim. E, claro, me emocionei com Van Gogh. A fotografia não reproduz 0,1% do que a pintura representa, mas mesmo assim tirei foto deste e de outros quadros. Posso com isso ter uma lembrança do que senti ao ver os de verdade…

0gettyirisesvangogh1 

O Getty Center foi criado a partir de J. Paul Getty, um magnata do petroleo de gosto refinado que aproveitou seu desejo de colecionar obras de arte para gentilmente compartilhar com todos nós mortais. Foi um dos casos em que o dinheiro em excesso foi muito bem aproveitado. Agora, o Getty Center ficou muito maior do que seu fundador pensava, e mesmo assim se auto-sustenta – tanto que antes da existência deste moderno conjunto de edificios, antes o Getty ficava no Getty Villa, em Malibu, antiga residência de Paul Getty.

Na Getty Villa eu não fui. Parece ser muito bonita, mas não senti falta.

 

0getty2

O conjuto do Getty Center não só é bonito, mas também é seguro: sua estrutura foi feita para suportar um terremoto de até 7,5 na escala Richter. Seu acesso é gratuito – você só paga se for de carro (US$10 o estacionamento).

Para saber mais, seguem os site abaixo. Recomendo acessar a wikipedia em inglês, que tem informações e imagens mais ricas:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Getty_Center

http://www.getty.edu/

http://en.wikipedia.org/wiki/Getty_Center#Museum.

11 comentários

  1. Olá Adri!! É a sua xará de novo, sempre pentelhando!
    Menina, vc viu a quantidade de brasileiros que está sendo mandada de volta logo q sai do avião da TAM???
    Eu vou com meus pais e meu marido pra lá em julho e pela Tam, medo!!!
    Quando vc foi, vc notou isso tb???
    Fui a 2 anos atras pra lá por Air France e foi uma paz…nem carimbar nossos passaportes, eles carimbaram…agora vai que encanam comigo e com meu marido pq somos jovens, eu tenho 26 e ele 30 anos…está tudo me ordem, vacinas, hotéis, seguros, passagem ida e volta…só os hoteis que fizemos tudo no nome do meu pai, será que podemos ter algum problema?
    Obrigada mais uma vez!!!
    beijos

    Curtir

  2. Uauuuuuuuuuuu
    que chique Adri!
    vai contando tudo por ai pra ver se me animo a ir conhecer os states! nao enche meus olhos nao… rsrsrs
    Acabamos de chegar de Roma, foi tudo lindo, é uma cidade incrível mesmo, caminhavamos sem parar…
    Fomos no gallina bianca , adoramos!, o baffetto estava impossivel entrar os tres dias, e nossa fome nao permitia esperar, uma pena!
    mas os sorvetes provei todosssssssssssssss, e o numero 1 é o da giolliti!!!!!!!!!!!!! ai que sabor!!!!!!!
    obrigada pelas dicas Adri!
    beijo
    lela

    Curtir

  3. Oi, Adriiiii! :mrgreen:

    Menina, cheguei agora há pouco do trabalho e tinha um “pacotinho” me esperando. IEIII! Adorei!!!

    Brigado, brigado, brigado!! 😀

    Já devorei a cocadinha (kikiéaquilo! Muito djiliii!), vou usar as fitinhas do Bonfim e que Oxalá me proteja! E o berimbauzinho vai ficar do ladinho de uma baianinha que compramos em Porto Seguro (fazemos coleção de ímãs de geladeira, hehe).

    E da próxima vez que você vier aos EUA, dê uma chegadinha até Vermont, né? Será um prazer recebê-los aqui.

    Again, muito obrigado! Ficamos muito contentes, de verdade.

    Beijins :mrgreen:

    Curtir

  4. Adri,
    Não tinha reparado essas ‘devoluções’ de brazucas dos voos da TAM não… mas você pode se prevenir tendo todos os documentos sempre em mãos. E, como estão viajando todos juntos, compareçam juntos ao balcão da imigração quando chamarem… aí estará explicado porque as reservas foram feitas todas no nome de uma pessoa só!
    O mais importante é manter a tranquilidade e falar a verdade sendo direto, não enrolar com histórias e responder exatamente o que perguntam. E como vc já foi e voltou, não vejo muito problema. Se seu passaporte for novo e ainda não foi usado, recomendo levar o antigo, pra verem que vc já tem uma história de viagens!

    VAi dar tudo certo, depois me conte!

    Curtir

  5. Lela, que bom que foi tudo bem na sua viagem!

    Os States também não faziam muito a minha cabeça, mas eles são muito plurais! Temos uma imagem única (com o ex-presidente mais recente, essa imagem piorou bastante) do americano e seu país, mas há muito o que fazer, há muita beleza, vale a pena!

    Mas pra mim a Europa é uma paixão, então é difícil comparar!

    Que bom que pude colaborar para sua viagem ficar mais especial.

    Beijos!

    Curtir

  6. OI Zéééé!

    haha, que bom que o pacotim chegou direitinho. E que o berimbau chegou inteiro! Ufa! Deu um trabalhão! hehe 😉

    Fico feliz que tenham gostado das lembrancinhas! Já disse, quem agradece sou eu… Obrigada de novo!

    E pode deixar, da próxima vez nos EUA eu apareço! Já estou fazendo contas de milhas. Só falta arranjar férias e grana: detalhes, detalhes…

    Quando vier matar as saudades do Brasil, apareça para uma agua de coco e mais cocadas!

    Beijos!

    Curtir

  7. Adri, amiga, cade vc? Ja voltou pro Brasil? Foi pra BH tambem? Cade o resto dos posts da viagem? Que bom que vc esta aproveitando bastante. Eu pensei que so eu gostava dos Estados Unidos, rsrs. Todo lugar tem seus pros e contras. Manda noticias! Beijos

    Curtir

Deixe um comentário