Viajando sem pressa pela Highway 1, na California!

Publicado por

Nem sei se o termo mais apropriado é ‘viaje’ ou ‘passeie’…

Highway01

O nome completo é California State Route 1, popularmente conhecida como Highway 01, ou H1. Obviamente, ela não é a opção mais rápida, mas é uma das estradas mais bonitas e famosas dos Estados Unidos. E pegamos um trecho bem legal, saindo de Santa Monica, parando em Carmel-by-the-sea para dormir e chegando em San Francisco no dia seguinte.

A estrada é pra ser percorrida sem horário pra chegar ao destino – levamos mais de 6 horas para fazer os primeiros 350km, em parte por causa das curvas da estrada, outra parte porque não resistíamos a nenhum mirante pelo caminho. Todos entregam para você vistas maravilhosas, valendo a pena cada minuto de atraso da viagem! Fora os inúmeros motoqueiros em Harley Davidsons de babar que você encontra todo o tempo na estrada. Era só eu ver um deles que a música do Steppenwolf brotava em minha mente: “Born to be wild…“. Tá, é sim, mega clichê, mas é verdade, oras. Igual trilha sonora de novela: o cara aparecia, a música vinha junto.

Neste trecho que fizemos, há vários pontos interessantes que poderão contribuir para qualquer ser humano minimamente curioso chegar mais tarde ao destino final:

Em Malibu tem o Getty Villa, uma das antigas casas do milionário do petróleo Paul Getty e parte do Getty Trust;

Perto de Santa Barbara fica o Vale de Santa Ynez, famoso pelas suas vinícolas, principalmente depois do filme Sideways – Entre umas e outras. Vai um vinhozinho aí? É praqueles lados que também fica o rancho Neverland, que talvez agora passe a ser ponto de peregrinação, como aconteceu com a Mansão Graceland do Elvis, em Memphis, Tenessee;

Também pode visitar o Hearst Castle, mega mansão construída pelo milionário William Hearst, dono de um império de comunicações nos EUA (vai assistir Cidadão Kane que você entenderá do que eu estou falando…);

Além de ir parando nos tais famosos mirantes pela estrada, pra poder ficar embasbacado com o cenário deslumbrante e até interagir com a fauna local.

2009 04 EUA Highway01 e Carmel 189

2009 04 EUA Highway01 e Carmel 138

Chegamos em Carmel no fim do dia, e só deu tempo de deixarmos as coisas na pousada e corrermos para o lado da praia, a tempo de pegar o por-do-sol.

2009 04 EUA Highway01 e Carmel 215

Valeu a pena, né não? 😀

18 comentários

  1. Amiga, que legal ler a sua versao sobre a california! Eu amo Carmel, a cidade eh muito lindinha… as mansoes entao… rsrs. Vc chegou a ir no Hearst Castel? Eh incrivel! Eu fiz um dos 5 tours. Imagine vc fazer 5 tours diferentes em uma casa so? Na minha atual, vc da um passo e ja viu tudo, rsrs. Bjs

    Curtir

  2. Amigaaaaaa
    vou falar de Carmel em seguida. Adorei também, mas só passei uma noite… 😦
    Não fiz o Hearst Castle, achei meio breguete. Mas parei no pier, que dizem que ele fez especialmente para um de seus amores. Vista linda….
    Ainda bem que não o visitei, porque por pouco eu só chegou em Carmel de noite! Demoramos bastante na estrada!

    Curtir

  3. Adriana,
    caí no seu blog via google.
    Vou fazer essa viagem em setembro próximo.
    Quantos dias acho que devo reservar?
    É seguro pra uma viajante solo?
    Voce foi ao Vale de Santa Ynez?

    Curtir

  4. Olá, Niazi!
    Quantos dias pra cada lugar é relativo, depende do que vc deseja… para atravessar a H01 de carro, reserve todo o dia. Assim você pode aproveitar todas as atrações no caminho, que não são poucas…

    Sim, é seguro viajar solo! Tomando sempre os cuidados de praxe em cidades grandes. Há várias opções de passeio tanto pra quem quer continuar solo quanto pra quem quer conhecer pessoas.

    Eu não fui em SAnta Ynez, estive no Napa Valley. Napa é bem legal e fácil de passear na região. Acredito (e pelo que vi em Sideways) que Santa Ynez deve ser a mesma coisa!

    Dá um pulinho no blog da Maryanne –
    http://hotelcaliforniablog.wordpress.com/, ela mora por perto e talvez possa te dar dicas mais precisas da região.

    Boa viagem!

    Curtir

  5. Adriane

    Muito bacana seu Blog!! Estou indo para uma viagem de 10 dias a california em Setembro!!
    Adorei algumas dicas que peguei aqui!!

    Abraco

    Oscar

    Curtir

  6. Gostei muito das dicas e gostaria de saber através dessas pessoas q já estiveram na HWY 1, quanto tempo de viagem entre LAngeles e San Francisco seria o ideal para conhecer esses locais q parecem ser imperdíveis??
    Estamos indo para California no final do ano, passaremos o Reveillon em Los Angeles, mas faremos essa rota a partir de 01/01/2012 e estamos querendo passar dois dias no caminho. Ouseja, sairemos de LA de manhã e chegaremos em SFrancisco no outro dia a tarde.
    Alguém já esteve lá no inverno?? Frio suportável??
    Muto agradecida pela ajuda!
    Marcia

    Curtir

  7. OI Marcia, o trajeto pela Highway 1 tem aproximadamente 700km, que podem ser feitos de 1 dia a uma semana… 🙂

    Eu parei em Carmel, mas também são recomendadas paradas em San Luis Obispo, Santa Barbara, Monterey. Em Monterey, eu só passei o dia, visitando o Oceanário. Achei suficiente.

    Eu nunca estive lá no inverno, mas em abril a região de Carmel estava bem fria. O clima em San Francisco é meio maluco. No Weather.com você consegue ver as médias históricas do mês em qualquer cidade do mundo.

    Boa viagem!

    Curtir

  8. Fizemos, em outubro de 2014, o trecho inverso, São Francisco até Los Angeles. É um passeio e não viagem. Vários lugares lindos p/ parar e admirar! Estrada maravilhosa. Vale muito a pena.

    Curtir

Deixe um comentário