Você curte Ano Novo? Eu curto – não é minha festa preferida, mas acho um super evento – e pra mim qualquer lugar é lugar, desde que esteja com pessoas queridas!
Gosto de pular ondinhas e jogar flores pra Iemanjá. Gosto também de fazer um arranjinho com sal grosso pra levar pro trabalho. Gosto de ter um vasinho de Espada de São Jorge pra poder afastar o mau olhado. E usei um olho grego na noite do Réveillon, pendurado no pescoço.
Enfim, não sou de festança, mas adoro uma superstição e os rituais que a data sugere.
Fiz uma enquete com amigas viajantes e surgiram alguns rituais que precisava compartilhar:
Na Italia, come-se lentilha para trazer coisas boas. Na Sicília, os locais sobem o monte Etna (até onde der) para buscar gelo. Dizem que o melhor sorvete da região tem que ser feito com gelo do Etna, suco de fruta e mel. O nome? Granita. Se é verdade? Só indo lá pra ver… As pessoas sobem com caixas térmicas para buscar o gelo. Alguns loucos cortam pedaços e botam no teto do carro, mais como troféu para mostrar que ‘estiveram lá’.
Na Espanha, come-se uma uva pra cada uma das doze badaladas da meia-noite, em pe em cima da cadeira.
No Paraguai, há uma gincana de ano-novo: você deixa uma mala perto da porta da rua e à meia-noite corre com a mala até a esquina e volta. Quando chegar, outro pega a mala e corre – e assim por diante, até todos terem corrido! Objetivo: viajar muito no ano seguinte.
Há lugares onde você tem que dar 12 voltas em torno da mala pra ser um ano viajandão.
Um lugar onde gostaria de passar o Ano Novo para ver as tradições, fora do Brasil, é a Escócia. Lá tem o Hogmanay, festa em várias cidades (as maiores são em Glasgow e Edimburgo) cheia de rituais que começa dia 31 e só termina na manhã do dia seguinte (alguns dizem que vai até o dia 02). Há procissão de tochas, shows, malabares. E muito whiskey, claro. Em cada cidade, o Hogmanay é comemorado de uma forma – em uma delas, há um Relógio Megalitico que reflete a luz da lua em determinadas posições e paredes e tal… Mas nessa não basta querer ir, tem que ser contemplado com um ingresso, já que o acesso é restrito.

Nas ilhas Orkney ainda há um evento esportivo chamado “Ba”. No site www.http://www.bagame.com tem umas imagens bem interessantes dessa loucura! Parece um rugby com centenas de jogadores. Você tem que pegar a bola e levá-la para o seu lado da cidade (acrescento um desafio: tentar chegar com todos os dentes e ossos inteiros). O Ba acontece no Natal e no Ano Novo.

Na Grécia, há um bolo especial recheado com presentes (um anel, uma moeda e outros itens). Na hora de cortar o bolo, quem sair com os presentes terá sorte e prosperidade. Tem que morder os pedacinhos de bolo devagarzinho, pra não ganhar um dente quebrado na noite de Ano Novo! 😛
E há os fogos de Sidney, dizem que um dos espetáculos pirotécnicos mais bonitos do mundo na virada do ano. Um dia estarei lá!

Minha virada de Ano Novo foi com a família, curtindo os fogos do Farol da Barra. Adoro, acho lindo de ver. Principalmente na companhia de pessoas queridas – entrada de ano mais-que-perfeita.
Bem-vindo 2011, repleto de esperança, realizações, projetos, felicidade!

Obrigada Tapioquinhas, pela ajuda nesse post!
Links consultados sobre o assunto:
Que fofura de post – ja fica bookmarcado pro proximo reveillon
E um super-dooper 2011 pra vc!
CurtirCurtir
êê, Mari! Quem sabe nos encontramos num Hogmanay desses Escócia afora… 😉
CurtirCurtir