Lojinha-desejo de qualquer canhoto: a Lefty's!

Publicado por

Sim, eu sou canhota. Adoro. E dou graças a Deus por ter nascido no fim do século XX e não ter sido obrigada a aprender a escrever “com a mão certa”, como diziam.

Mas ser canhota num mundo destro é complicado, e só quem escreve e faz tudo o mais preferencialmente com a mão esquerda sabe os desafios que um canhoto tem que enfrentar, desde pequenininho.

E foi num reboliçode lembranças de todas as dificuldades canhotas que já enfrentei  em atividades triviais que fiquei emocionadíssima (de verdade!) quando compreendi a loja que estava na minha frente, durante um passeio no Pier 39 de San Francisco: a Lefty´suma exclusiva loja com artigos para canhotos!

Olhei praquele “dedão” fazendo um “legal” e achei que estava diferente de algum modo… daí percebi que estava sendo feito com a mão esquerda! Entrei na loja toda animada, como criança entrando em loja de doces  (ou meu Caetano entrando numa loja de suprimentos de informática)!

Um mundo de tesouras para canhotos da Lefty´s

Um destro não entende a emoção que a loja proporciona. São tesouras, canecas, cadernos, canivetes, acessórios de cozinha, ferramentas – tudo pra canhoto!

É claro que dá pra ter uma vida normal sendo canhoto – mas é lindo ver artigos que podem facilitar a nossa vida. Os perrengues estão nas entrelinhas do cotidiano: primeiro, conviver na escolinha com as orientações preconceituosas da professora: “Como diferenciar direita e esquerda, turma? Direita é a mão que você usa pra escrever”. Isso já mudou nas escolas?

Uma das canecas à venda na Lefty´s – adorei a frase!

Eu só consegui abrir uma lata de leite condensado sem ter que apelar para meu irmão (mais novo!!!!) lá pelos 13 anos (imagina, nem podia pensar em saquear a despensa sem ter um cúmplice). Alguns canhotos conseguem abrir as latas como os destros. Eu só consegui ter forças e destreza aprendendo a abrir a lata “ao contrário”, meio de trás pra frente, usando o abridor de forma inversa. Difícil explicar, difícil aprender.

Usando o caderno e as canetinhas tão comuns para as meninas, minhas anotações sempre ficavam manchadas pela mão que eu uso para escrever – eu nunca tive um dos cadernos mais caprichados da classe, e na época eu nem entendia o porquê!

Cadernos da Lefty´s têm o espiral do lado direito, para facilitar a escrita para o canhoto – mas pra usar temos que repensar a forma de usar o caderno…

Aos quinze, inventei de aprender a jogar tênis. O professor ensinava os movimentos e eu tentava ver tudo espelhado, pra poder fazer os mesmos movimentos com a mão esquerda. John McEnroe e Rafael Nadal, temos algo em comum… 🙂

Mais alguns anos, eu, dona de casa, comprei minha primeira luva pra cozinha. Só que as luvas são feitas para a mão direita. Para usar com a mão esquerda, é o lado enfeitadinho e desprotegido que fica em contato com as chapas quentes. Só tive 1 luva. Dei de presente e me viro com os panos de prato.

E tem mais: o uso do mouse, as escassas cadeiras de braço para canhoto, os segundos pra pensar que lado é direito ou esquerdo, quando alguém pede informação de direção.

No geral, sempre levei essas confusões com muito humor e orgulho de estar entre os 10% de canhotos que povoam o planeta. E temos até um dia comemorativo, como toda minoria que se preze, que é o 13 de Agosto – vem cá, gente… existe dia mais… “sinistro”? 😉 E somos bem famosos, não se engane! Do Sir Paul McCartney a Albert Einstein, Marilyn Monroe, Jimi Hendrix, Charles Darwin, Leonardo Davinci, Bill Gates, Barack Obama e Angelina Jolie, entre tantos outros. Estou bem representada!

A Lefty’s fica no Pier 39, no meio da bagunça turística do Fisherman’s Wharf de San Francisco.

Pra mim, foi o lugar mais legal do Pier, competindo cabeça a cabeça com os leões marinhos.

Chega pra lá, que nem dá pra me espreguiçar aqui direito…

Link para a Lefty’s: http://www.leftyslefthanded.com  – Ela vende pela internet!

Mais sobre ser canhoto na web:

http://www.mundocanhoto.com

http://www.bancodeescola.com/canhoto.htm

http://en.wikipedia.org/wiki/Left-handedness

Aqui, um relato bem legal sobre o Pier 39 e Fisherman’s Wharf.

*Esta viagem foi realizada em Abril/2009. O roteiro na California foi Los Angeles/Santa Mônica – Carmel – San Francisco/ Napa Valley – Yosemite, em 10 dias.

22 comentários

  1. Gabi, sinta-se em casa! Nas dicas de viagem que eu não puder ajudar, a lista de blogs aqui à direita certamente vc achará um help! 🙂

    Vera, pois é… eu também estou super inserida em várias questões destras. Essa idéia do Caderno pra canhotos, mesmo, é fantástica, mas eu nem conseguiria usar! Já a tesoura (e derivados, como podões, alicates), achei mega úteis!

    Curtir

  2. enfim uma loj pra gente cahotas e canhotos do mundo …quem sabe um dia a gente “domine o mundo ” .

    agora consigo entender pq meu caderno era todo borrado .Quem sabe um dia tenha uma loja dessa aqui no brasil . neh !? Vamos esperar .

    Curtir

  3. oi Adri …….estou procurando alguns utensilhos (tais como: tesoura / caderno / abridor de latas) p/ presentear minha priminha de 08 anos … mas, infelizemente nao consigo encontrar nada. Se vc tiver algum site ou algum lugar que eu ache… por favor me informe. Sao Paulo / capital. Obrigado

    Curtir

  4. oiiiiiiiiiiiii
    ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
    fiquei super curiosa e com muita vontade de conhecer essa loja.
    mas acho, que como vc disse acima, estou tão adaptada ao mundo destro que sentiria um pouco de dificuldade para usar alguns itens.
    falamos tanto em inclusão nos dias de hoje, e coisas simples e fáceis de serem resolvidas são esquecidas, como um maior número de cadeiras para canhotos, geralmente encontro só uma nas salas, e geralmente algum canhoto mais apressado a pegou antes de mim, rs.
    super beijo pra vc!

    Curtir

  5. Amei o blog e as dicas,meu namorado eh canhoto e vai adorar saber que existe sim uma tesoura para canhotos!(ele tem dificuldades com a tesoura ‘normal’),valeu Adri..bj

    Curtir

  6. Passei por essa loja, a ideia é boa mesmo.
    Mas atentem para o seguinte, o tal “caderno para canhotos” só pode ser uma pegadinha, pois na verdade em nada difere dos cadernos tradicionais. Eu sou destro e desde criança uso os cadernos começando pelo final, o que todo canhoto sempre pôde fazer, se quisesse.

    Curtir

  7. Gente, não comprem cadernos pra canhoto!
    Não adianta em nada!
    Apenas atrapalha!
    Com cadernos normais a gente tem problemas ao escrever na frente da folha e com o caderno de canhoto a gente tem dificuldade ao escrever no verso da folha.
    Dá na mesma…
    Isso é truque de marketing.
    Quando fiquei sabendo do tal caderno para canhotos já percebi que se tratava de uma besteira!
    A gente vai continuar borrando a escrita e também vai continuar a tendo problemas no início da linha, só que desta vez no verso da folha!
    Não vejo vantagem alguma nisso!

    Curtir

    1. Oi Alan! O caderno pra canhoto realmente não atende muito bem, mas acho que é mais uma brincadeira mesmo, como outros itens que também encontramos na loja. Como a caneca para canhotos, por exemplo – a única diferença é que, como a alça fica do outro lado, o desenho da caneca fica pra frente, como quando um destro segura as canecas “normais”.

      Alguns produtos são soluções maravilhosas para a nossa vida – o abridor, por exemplo, eu amei. A tesoura, estou tendo dificuldade de usar, parece que me acostumei tanto com a de destros que prefiro cortar com ela… Mas vai de pessoa pra pessoa!

      Curtir

  8. Caderno para canhotos é vantagem apenas se vc escreve “espelhado” (Aquele jeito que nós canhotos escrevemos que a letra “b” sai na verdade um “d” e somente poderá ser visto normalmente ao olharmos por um espelho).
    Mas escrever espelhado não é vantagem alguma, visto que só vc e poucas pessoas (inclusive eu) terão facilidade ao ler!
    Os destros terão que pegar um espelho para ler o que vc escreveu!
    Eu adoro fazer isso e todos ficam de “queixo caído” e se perguntam como eu faço isso…
    Não seria boa ideia escrever espelhado e na hora de a professora olhar não entender nada. Assim, caderno para canhoto não faz sentido algum!

    Curtir

  9. Olá! eu sou canhota e não me identifiquei totalmente com você. Talvez eu tenha até uma habilidade ambi-destra, não sei, mas nunca senti dificuldades em ser canhota. Claro que sempre me irritou as cadeiras de braço, as professoras ensinando direção e tal, mas sempre lidei com o fato de “ser canhota” como algo normal. Inclusive eu toco violão canhoto…mesmo todo mundo zoando pra eu tocar do lado certo, ou escrever com a mão certa. Isso irrita as vezes. Mas em relação à essa loja, não sei se faz sentido pra mim, já que tive que me adaptar a vida inteira….para mim, usar uma tesoura “destra” é normal, abrir latas também…
    Ahhh e eu preciso comentar, pois “sinistro” em italiano significa “esquerdo”, e eu vivo brincando nas aulas de italiano que eu sou “sinistra”, hahaha, mesmo sabendo que canhoto se fala “Mancino”.

    Curtir

Deixe um comentário