
Semanas atrás, numa tweeting conversation entre a Cláudia, Natalie, Carina, Patricia, Carmem e Marcie, surgiu a ideia de listar os lugares que cada uma considerava “viu-tá-visto”. Aí a conversa evoluiu e dedidiram fazer também uma segunda lista – com cidades ou países para onde voltariam sempre. Como a idéia parecia boa, uma comentou aqui, outra comentou ali… no fim, a notícia se espalhou e conquistou dezenas de adeptos. Diante disso, decidiu-se fazer uma blogagem coletiva.
Entrei na rabeira, acompanhando uns tweets das #trips queridas, e correndo contra o tempo pra também compartilhar minha listinha, aos 40 minutos do segundo tempo!
Paro pra pensar nos destinos que quero rever e o primeiro lugar que me vem à cabeça é sempre a Toscana. É o destino perfeito: tem história, tem gastronomia, tem vinhos, tem natureza, tem arte, tem pessoas interessantes. Não há como se perder na Toscana, você está é se encontrando sempre.
Mas a lista é dinâmica, claro. Havia um tempo em que Roma era a cidade que eu conhecia que eu mais gostava, e queria voltar sempre. Três viagens a Roma depois, acho que consigo ficar um tempinho sem aparecer de novo por lá (se bem que agora abriram os subterrâneos do Coliseu!…).
Tudo vai variar de acordo com as oportunidades, mas no geral não acredito que exista uma cidade que não mereça uma segunda visita. O limbo entre as que eu quero revisitar e as que já “tiquei” da lista contém um número enorme de lugares que, estando no caminho, adoraria rever, mas que certamente não seriam o ponto principal de uma programação.
Considerando destinos como um todo (cidades, regiões, países), a minha listinha fica assim:
Umas com tanto – lugares que revisitaria, com prazer!
A região da Toscana
Rio de Janeiro
São Paulo (adoro!)
Roma (mas vai demorar)
Paris (presente em todas as listas, provavelmente)
Munique
Berlim
Mendoza (e todas as cidades em regiões produtoras de vinho)
Londres
Atenas
Veneza
Cinque Terre
New York
Washington DC
San Francisco
Toda a região da Provence
Disney conta? 😛
Viu-tá-visto
Santiago
Buenos Aires (vão me matar por essa)
Bruges
Lima
La Paz (mas preciso voltar. A viagem foi interrompida)
Los Angeles
Las Vegas
Miami
Praga
Gramado/Canela
Versailles
Veja aqui a lista de blogs participantes e viaje na viagem desse povo.
Valeu compartilhar, meninas, adorei a brincadeira!
Blogs que participam dessa Blogagem Coletiva:
Nossa Veneza – um lugar bem longe das hordas de turistas que cruzam a ponte Rialto
Toscana é um lugar pra se voltar seeeeempre!!!!
CurtirCurtir
Delícia lembrar daqueles vinhedos e das cidadezinhas antigas!
CurtirCurtir
Adri, precisa me contar onde é esta sua Veneza pra eu poder me refugiar.
CurtirCurtir
hahaha, sem problemas!
Todo o mundo fica hospedado próximo à Praça San Marco ou Ponte Rialto. O fluxo de turistas ali parece Carnaval! Nós ficamos em um Bed and Breakfast na região de Cannaregio, que é mais afastada, mas ainda em Veneza. Fica a 15min andando dos pontos turísticos, se você não errar o caminho (ou seja, só conte com isso lá pelo terceiro dia na ilha…). Era a casa de uma moradora. Não havia turistas na região. Eram só crianças brincando, e essa barraquinha onde tomávamos cerveja e planejávamos nossos passeios… Que saudade!
CurtirCurtir
Que bom que você epgou este bonde! 😉
Eu voltaria até a Versalhes!! Pra andar de bicicleta, ver o show das fontes à noite, … Sempre tem um outro olhar, né? 😉
Aguardando a próxima visita a São Paulo! 😉
CurtirCurtir
Lena, fiquei feliz de ter dado tempo! Achei a idéia formidável!
Ah, difícil mesmo dizer que não voltaria a algum lugar… até pra Miami eu daria outra chance, kkkkk!!!! O que dirá Versailles… Mas, voltando a Paris num futuro recente, certamente buscaria outro bate-volta….
CurtirCurtir
ah eu voltaria a Toscana, na primavera, verão e inverno . Também volto em Gramado, é turístico demais, sei, mas adoro, hehe. Los Angeles entra no viu-ta-visto por mim tb!
🙂
CurtirCurtir
Adorei sua lista, Adri!! Buenos Aires, não te apedrejo não. Quero voltar, mas é perto e tenho outras oportunidades. Agora Praga eu quase botei no tá visto tb – não quis ser apedrejada e pretendo dar uma nova chance devidamente acompanhada! Passando no seu blog, beijo de campinas (semana passada estava com vc)
CurtirCurtir
Preciso redescobrir a minha São Paulo, vergonha de Paulistana sem-noção viu! Quando vou fico sem saber pra onde ir e o que fazer, preciso planejar melhor as minhas idas, já que o povo anda apaixonado por ela desse jeito! 🙂
CurtirCurtir
RAQUEL, é isso mesmo, a Toscana na pior das condições ainda é um lugar maravilhoso!
CRIS PALMEIRA, é isso mesmo, Buenos Aires tá sempre no caminho, qualquer coisa com 20milhas (ou menos!) dá pra ir.
LELEI, amo sua cidade. São Paulo é boa demais de passear, curtir a cultura, fazer compras, aproveitar a gastronomia. Adoro!
CurtirCurtir
Voltamos junta a BUE , combinadinho ? 😎
CurtirCurtir
Combinadíssimo, Sylvia!
E se não der pra ser, definitivamente não volto a BUE sem consultar a Master Vibana-Mor, rsrs!
CurtirCurtir
Adri,
Gostei da volta ser o principal foco ou não. As vezes a gente sabe que vai voltar porque está no caminho e outras a gente sonha e faz planos pra voltar.
Roma ainda estou desejando sempre e sempre. Vamos ver…
Que bom que deu tempo de escrever
Bjo
CurtirCurtir
Adri,
Dê mais uma chance a Lima! A cidade está bem legal!
E fique tranqüila: a Sylvia vai fazer uma (mini ou mega?)conVnVenção em BsAs para reapresentar a cidade pra gente. Eu, Nathalie e Fred já estamos na lista 😉
CurtirCurtir
Nossa, Adri, o seu viu-tá-visto é a minha cara, totalmente me identifiquei!! Mas pretendo dar mais uma chance para Buenos Aires. Vamos ver! Beijos,
CurtirCurtir
Lu, também pretendo dar essa chance… ano que vem! 🙂 Vamos ver se mudo de opinião, mas não sei não…
Ah, adorei seu blog, estou curtindo bastante seus textos de sexta!
CurtirCurtir
Dri, já que você não vai voltar pra Toscana esse ano eu “volto” por você. Mas me manda suas dicas pra eu não esquecer nenhum lugar? Beijocas.
CurtirCurtir
Claro, Lili! De um modo geral, acho que o principal é:
Em Florença, recomendo muitíssimo a compra antecipada dos ingressos pra Galleria Uffizi e Accademia. Se tiver que optar, quando eu fui a Uffizi tinha filas bem maiores. São museus onde vc passa horas dentro, então melhor não passar também horas fora, na fila.
Em Pisa, comprei também o bilhete pela web com hora marcada, pra subir na torre. Valeu demais, e em Pisa esse é o único programa, então é bom comprar com antecedência.
O post do Riq sobre como furar filas legalmente na Europa é importantíssimo e vale demais. Coloco aqui o link:
http://www.viajenaviagem.com/2009/07/como-furar-fila-legalmente-em-museus-e-monumentos-na-europa-e-nova-york/
Evite os restaurantes nas praças principais. Eu e Caetano fomos na lábia de uma garçonete e pagamos uma fortuna por uma comida medíocre.
Se for a Chianti ver vinícolas, é bom ver no site delas o horário para visitas e se precisa ser marcado. Nós visitamos a Castelo D’Albola (http://www.albola.it/) mas fomos sem marcar, então não pudemos fazer a visita. Mas compramos o vin santo, maravilhoso. Fiquei fã. A estrada de Chianti tem muitas curvas e leva-se nela muito mais tempo do que a gente pensa, portanto se for passear na região, não meça o tempo pela quilometragem…
Visitamos também Montalcino, a terra dos Brunellos. Lá há uma enoteca, localizada na Fortaleza da cidade, onde dá pra fazer degustações e comprar coisinhas gostosas. O site é http://www.enotecalafortezza.com/english/index.php. É um lugar onde vale passar uma noite. Nós só passamos uma tarde, foi muito pouco.
San Gimignano é famosa por suas torres, e tem mirantes maravilhosos. Na praça principal tem uma sorveteria muito premiada, que se vangloria de ter o melhor sorvete do mundo. Eu testei quantos sabores consegui, e realmente são maravilhosos! http://www.gelateriadipiazza.com.
Atenção quanto aos horários dos restaurantes em todas as cidades, era difícil achar opções de almoço após as 15h.
Acho que é isso!!! Não visitei nem Arezzo, nem Siena. Deixei pra próxima vez. 😉 Precisa de algo mais? Me avisa que recupero as informações.
Beijinhos!
CurtirCurtir
Nossa, Adri. Vou ter que ficar mais um mês lá pra fazer tudo isso. Hehehe. Mas você fica oferecendo ajuda e eu te exploro: tem alguma dica boa (principalmente de hospedagem) de Cinque Terre?
Valeu muitíssimo pela ajuda.
Beijão.
CurtirCurtir
Eita, Lili… Cinque Terre não vou poder te ajudar.
Só passei lá uma parte de um dia, escolhi uma das ‘terres’ que dava pra chegar de carro e desci a montanha.
O lugar é muito bonito. Deve ser uma beleza amanhecer por lá.
Veja esse link antigo, mas cheio de dicas boas do Giramundo: http://giramundo.wordpress.com/2007/04/15/italia-parque-nacional-de-cinqueterre/
e esse aqui, da região, em português:
http://www.lecinqueterre.org/por/
Boa sorte! 😉
CurtirCurtir
Sou responsável pela rede social exclusiva sobre viagens – viagempública (www.viagempublica.com) – e gostaria de saber se vocês têm interesse de cadastrar seu BLOG na aba BLOGS, ficando mais acessível aos usuários da rede social e dando mais visibilidade ao seu BLOG. Lembrando que você não vai gastar nada com isso, é de graça…
CurtirCurtir