Como bom cicerone, o Klaus nos pegou no aeroporto e nos levou direto para uma cervejaria, a Augustiner Brau. Segundo ele, a preferida dos moradores da cidade, menos turística que outras muito conhecidas, como a Hobfbrauhaus. A Augustiner é a cervejaria mais antiga da cidade, tendo o início de suas atividades documentadas de 1328 (extraoficialmente, dizem que foi até antes). Ou seja, eles fabricam cerveja muito antes do Brasil pensar em ser um país! 😛

O prédio onde hoje fica o restaurante tem aproximadamente 200 anos, e ainda funciona como fábrica. A comida é típica da Bavária: marrecos, pernis, bolas de batata (o nome dessas bolinhas é kartoffelkloesse. Melhor chamar de bolinha, né?). Caetano pediu uma porção de pernil que tranquilamente alimentaria a nós dois.

E você acha que eu não tinha pedido também um prato para mim? Pois eu tinha. E era um prato enorme. Fui buscar no cardápio algo que poderia ser traduzido como “tudo e mais alguma coisa da Bavária”, e veio uma panelinha com duas salsichas, uma fatia de pernil, uma coxa de marreco, uma bola de batata… e acho que era isso. Comida para uma semana, em uma panelinha na minha frente! É claro que não dei conta, mas pelo menos experimentei um pouquinho de cada coisa.

No caminho para os banheiros, eis que você encontra uma divisória de vidro e, do outro lado, um estábulo. Dali você pode admirar os cavalos que puxam a carroça da Augustiner na abertura da Oktoberfest. Sim, há um desfile de carroças no primeiro dia, e cada cervejaria sai com uma carroça toda adornada, puxada por seus melhores cavalos. Diferente, né? Pois é, então essa visão no caminho pro toilette na verdade é motivo de orgulho pra todos no recinto. Achei bem curioso e peculiar!

Adorei começar nossa visita a Munique já visitando uma cervejaria. Ela estava bem cheia, mas com poucos turistas. Tem cardápio em inglês. E uma lojinha com souvenires, caso quiséssemos levar uma lembrancinha pra casa. Recomendo, com certeza!
Links interessantes:
Site Oficial de Turismo na Alemanha – em português
Portal Oficial de Munique e Região da Bavária
Site Oficial da Oktoberfest de Munique
Aplicativos que me auxiliaram em minha viagem a Munique:
Munich Guide – Lonely Planet (aproveitei uma promoção e baixei free)
Munich City Guide – gratis. (app sobre Munique recomendado no site da Oktoberfest. Tem todas as atrações da cidade e infos sobre o evento).
Oktoberfest.de – gratis – A maior parte das informações está em alemão (idioma que eu não falo). Mas achei útil porque tem uma webcam mostrando a festa, ao vivo. Tem informações sobre todas as tendas, e a capacidade das mesmas, no momento. É só jogar o texto no aplicativo do google translator, caso precise.
Munich City Walks – Self-guided Walking Tours Lite – Esse app dá uma idéia do que há pra ver na cidade e traz informações sobre pontos turisticos, mas nada muito aprofundado. Acho legal para me orientar, sempre baixo a versão lite (free) das cidades onde vou.
Follow @adricrlima
Eu adorei Munique! E fiz o roteiro de cerveja em cerveja, também. Ah..não podia falar isso publicamente? 😳
Pretendo voltar muito em breve, ainda há alguns bate-e-volta a serem feitos. E provavelmente algumas cervejas a conhecer… 😉
CurtirCurtir
Claro que pode falar, inclusive só cresce no meu conceito, rsrsrs!!!!
CurtirCurtir
Oi Adriane, adorei as dicas de Munique. Fui lá há + de 20 anos, e não na Oktoberfest. Já tá na lista do que estou separando para a Nani. Bjs
CurtirCurtir
Legal, Flora!
Tenho certeza que ela vai curtir Munique demais! ê cidade boa!
CurtirCurtir
Oi Adri, tudo bom? Conheci seu blog faz uns dias e li um pouco, gostei muito! Fico aguardando mais posts seus!
Adri, gostaria de falar com você, você poderia me contatar? Obrigada!
beijos
Patricia Soares
CurtirCurtir
Rsrs, poxa como quer conhecer Alemanha sem beber cerveja??? não tem graça né????
tenho muita vontade de conhecer Munique e Frankfurt mais ainda está complicado!!!
Boa temporada
de viagem a todos!!!!!!!
CurtirCurtir
Minha mulher e eu estivemos mês passado em Munique. E adoramos. E Augustiner foi o nosso restaurante predileto na cidade. E o local? Bem na Marienplatz. Uma maravilha. Wiessbier mais gostosa que já tomei.
CurtirCurtir
Realmente, Paulo, é uma cidade sensacional! Também amamos a Augustiner… comida e cerveja muito boas mesmo!
CurtirCurtir