Semana passada fomos ao Palacete das Artes nos despedir da exposição de Rodin e conferir a mostra sobre Modigliani, que está em Salvador até o dia 11 de Novembro.
O Palacete das Artes antigamente sediava a Secretaria de Educação do Estado, onde estive uma vez com minha mãe resolvendo um problema relativo a um diploma na família. Saí impressionada com o prédio, e fiquei muito feliz quando foi reaberto como museu. O lugar é lindo, vale demais a visita, que pelo menos por enquanto é gratuita. Vamos aproveitar, gente!

O Palacete das Artes hoje é composto por duas construções – a casa original, de uma família tradicional da história da Bahia, e um prédio todo modernoso de linhas retas ao fundo. Os prédios são conectados por uma passarela, mas das vezes que estive lá ela não estava liberada para acesso.

Desta vez no Palacete, marcamos um horário que permitisse uma parada estratégica para almoçar no Solar Café, excelente opção para qualquer hora do dia – tem crepes, risotos, massas, um cardápio dinâmico e interessante. Mesmo que não programe o almoço, vale curtir uns minutinhos saboreando um cafezinho que seja… o lugar é muito alto astral!


Depois de bem almoçados e de saborearmos um crepe suzette muito do bom, visitamos a exposição Modigliani – Imagens de uma vida, que já esteve no Rio e São Paulo e agora visita a Bahia. A exposição é muito bonita – além de apresentar a vida do artista, apresenta originais preciosos de pintura e escultura e itens pessoais como correspondências e postais, além de obras de outros pintores da mesma época. Nem precisa falar que vale demais a visita, né?

O museu também tem uma lojinha com livros de arte da cultura local, de exposições que já passaram pelo Palacete e algumas lembranças interessantes, inclusive alguns itens relacionados a Jorge Amado, bons para presente.
Acho o Palacete um excelente lugar para uma desacelerada num dia de turistagem, ou para os baianos residentes lembrarem um pouco da própria história, potencial e riqueza local.
Para saber mais do Palacete das Artes, acesse http://www.palacetedasartes.ba.gov.br/
Sobre o Solar Café, acesse http://solar-cafe.blogspot.com.br/. Há um Solar Café também no Solar do Unhão, onde se desfruta um maravilhoso pôr-do-sol!

A exposição de Rodin está no Palacete até o dia 31 deste mês. O casarão passará por pequenas reformas para receber novas exposições em breve. A visitação é gratuita e funciona de terças às sextas-feiras, das 13 às 19h; sábados, domingos e feriados, das 14 às 19h.
Obrigada por me relembrar da exposição, Adri! Eu fico adiando a ida ao Museu e estou louca para ver esta exposição de Modigliani: marcada para amanhã. Baterei ponto lá à tarde com minha filha.
CurtirCurtir
Vai sim, Sandríssima, tá valendo muito a pena!!
CurtirCurtir