Turismo & Futebol – O que já sabemos e o que dá pra calcular para a compra dos ingressos da Copa?

Publicado por
Em junho deste ano eu e o Caetano aproveitamos bastante a Copa das Confederações assistindo a 6 jogos em 4 estádios, em Fortaleza, Salvador, Recife e Belo Horizonte. Tivemos um gostinho tanto das coisas boas de um evento deste porte quanto também vivenciamos várias oportunidades de melhoria que esperamos que sejam resolvidas até o ano que vem.
Agora estamos na ansiedade para o Mundial, esperando a FIFA liberar a compra dos ingressos. E depois de toda a experiência que adquirimos para a Copa das Confederações, o Caetano tem sido muito procurado pelos amigos e familiares para ajudar na compra destes famigerados ingressos. Pois bem, ele “dissecou” as informações disponíveis no momento e preparou um tratado onde explica, timtim por timtim, as possibilidades de compra, quem tem a chance de jogar contra quem, e onde o Brasil pode vir a jogar. Se prepare, o texto é longo, mas bem completo!

Copa do Mundo 2014

Ao contrário da Copa das Confederações, torneio que o Brasil ganhou mais uma vez em 2013, o evento do ano que vem é mais longo, mais caro e com a participação bem maior de turistas de outros países; traduzindo… assim como a Seleção terá que suar mais para ser campeã, a compra de ingressos também será bem mais difícil.

Sobre o preço dos ingressos…

Comparando com a Copa das Confederações, os ingressos estão bem mais salgados. Só para lembrar que a Categoria 1, nos jogos deste ano, custava em torno de R$250,00 e a final R$418,00.

IMG_6550

Sobre a posição das Cadeiras no estádio por Categoria do ingresso…

Foi uma das coisas que mais me aborreceram na Copa das Confederações, justamente porque não entendia a lógica utilizada pela FIFA. Na figura abaixo aparece o mapa da distribuição dos assentos por categoria. Dá para entender que o critério é explorar ao máximo as cadeiras da Categoria mais cara. Atenção, ao contrário da Copa das Confederações, quando podia-se comprar meia entrada em qualquer categoria de cadeira, na Copa do Mundo o divulgado até o momento é que a meia entrada ficará restrita a Categoria 4 (setor rosa), exceto para os maiores de 60 anos residentes no Brasil, que poderão comprar a meia para as categorias de 1 a 3.

IMG_6546

Sobre a escolha dos melhores jogos da etapa de grupos…

 Em 20 de Agosto deste ano a FIFA disponibiliza ingressos para venda. Mas, como escolher agora os melhores jogos, se as eliminatórias para a classificação das seleções estão em andamento e somente em Novembro conhece-se todas as participantes?

Com exceção do Brasil (Posição A1) ainda não dá para saber onde jogará cada uma das outras seleções; porém, devido ao sistema dirigido de sorteio que a FIFA utiliza é certo que as seleções mais fortes (Espanha, Alemanha, Itália, Argentina, Inglaterra, França etc….) serão Cabeças de Chave e ocuparão a posição 1 dos outros grupos restantes (de B a H). Portanto os jogos onde estarão envolvidos A1, B1, C1… até H1 serão os melhores. , principalmente aqueles onde se confrontam com o segundo escolhido: A2, B2, C2 até H2.

Exemplificando, dos 4 jogos, da etapa de classificação, programados para a Arena Fonte Nova os três primeiros têm mais chances de ser interessantes porque envolvem os cabeças de chave dos grupos B, G e E.

IMG_6548

Possibilidades dos caminhos da Seleção Brasileira…

Como Anfitrião o Brasil está na única posição já definida (Posição 1 do Grupo A) e já é possível traçar um caminho até uma possível final.

Na etapa de grupos o Brasil jogará no Itaquerão (SP), Castelão (CE) e no Mané Garrincha (DF) conforme quadro abaixo:

imageEm seguida, na hipótese de chegar entre as quatro finalistas, a Seleção poderá seguir duas trilhas nas etapas de Oitavas, Quartas e Semifinais: Se for primeira colocada no seu Grupo, jogará em BH, Fortaleza e retornará a BH. Caso seja 2º lugar no Grupo A, jogará em Fortaleza, Salvador e São Paulo. Está reservada a decisão do 3º lugar para Brasília e a grande Final acontecerá no Maracanã.

IMG_6549

A FIFA disponibiliza em seu site um pacote para acompanhar todos os jogos da sua seleção com garantia de devolução do valor dos ingressos que não ocorrerão por desclassificação.

Bom, o mais importante foi mostrado até aqui, se quiserem mais detalhes sigam as informações à seguir:

Distribuição de jogos pelas Arenas…

Na minha opinião podemos separar as arenas em 2 grupos de 6 estádios cada, por importância dos jogos que serão realizados nelas:

1)     Primeiro Bloco: Estádios onde ocorrem, na etapa de grupos, em cada um deles, três jogos das oito seleções cabeça de chave. Todos os jogos do Brasil, na corrida para a final, irão acontecer neles. Estes estádios irão abrigar também jogos de Oitavas, Quartas, Semifinais, a decisão de 3º lugar e a Final.

  • Maracanã (RJ): Palco de 7jogos: quatro na etapa de Grupos, uma partida de Oitavas, uma de Quartas e a grande Final. A Seleção Brasileira somente jogará aqui se fizer a final.
  • Mineirão (MG): Estádio onde acontecem 6 jogos: quatro na etapa de Grupos, uma partida de Oitavas e uma Semifinal. Não abrigará jogos do Brasil na etapa de grupos porém se o Brasil chegar em primeiro no seu grupo e for a semifinal, jogará a Oitava e a Semifinal no Mineirão.
  • Itaquerão (SP): Aqui, ocorrerão 6 jogos também, quatro na etapa de grupos, dentre eles acontece o jogo de Abertura do Mundial (1º jogo do Brasil); uma Oitava e uma Semifinal (possibilidade de ser Brasil se ele sair em segundo no seu grupo e passar nas Quartas em Salvador).
  • Castelão (CE): Dentro dos 4 jogos, da etapa de grupos, que ocorrem aqui, está garantida a segunda partida da Seleção Brasileira. Acontece também uma partida de Oitavas (pode ser o Brasil se ficar em segundo no seu grupo) e uma de Quartas (pode ser o Brasil se sair em primeiro no seu grupo e ganhar as Oitavas em BH)
  • Mané Garrincha (DF): Garantiu a terceira partida do Brasil no seu grupo e mais três jogos de outros grupos nesta etapa. Além disso está programado uma partida de Oitavas e uma de Quartas.
  • Fonte Nova (BA): Palco de 6 jogos: quatro na etapa de grupos, uma Oitava de final e uma Quarta de Final (possibilidade de jogo do Brasil caso ele saia em segundo no seu grupo e ganhe a Oitava em Fortaleza).

2)    Segundo Bloco: Estádios onde ocorrem apenas uma partida de Cabeça de Chave em cada sede. Em dois desses estádios irão acontecer jogos de Oitavas e não acontecerão partidas da Seleção Brasileira em nenhum deles.

  • Estádio Beira-Rio (RS) e Arena Pernambuco (PE): Em cada um deles acontecem 5 partidas, uma Oitava e 4 da etapa de grupos, sendo que apenas uma será de Cabeça de Chave.
  • Estádio das Dunas (RN), Arena Amazônia (AM), Arena Pantanal (MS) e Arena da Baixada (PR): Em cada um destes estádios acontecem apenas jogos da etapa de Grupos, com somente um jogo de Cabeça de Chave.

Tabelao

Atenção ao fato de que a FIFA está estudando uma tabela alternativa com jogos em apenas 10 ou 11 estádios apenas, caso seja necessário a eliminação de alguns estádios por apresentarem riscos de não estarem prontos em dezembro deste ano.

Distribuição das Seleções nos grupos…

A Copa do Mundo é disputada por todos os países membros da FIFA em eliminatórias distribuídas por regiões. No final 31 Países se classificam e junto com o Pais anfitrião disputam a etapa de classificação em oito grupos (A, B, C … H) com quatro participantes em cada um deles.

Caso a FIFA repita o modelo utilizado na Copa de 2010, os países serão distribuídos através dos grupos por sorteio, que é dirigido para evitar desequilíbrio de forças, evitando-se assim que as Seleções mais fortes caiam em um mesmo grupo. Este evento ocorrerá na Costa do Sauipe, em dezembro deste ano. Utilizarão 4 potes, no primeiro ficarão os sete países melhores pontuados no ranking da FIFA mais o pais anfitrião, os quais serão distribuídos por sorteio nas posições #1 dos grupos A até o H. Nos outros potes ficam os restantes dos países classificados, sendo que um pote contém as seleções da Ásia, América do Norte e Oceania, um outro com os países da África e América do Sul e o último com os países da Europa. Destes potes, através sorteio dirigido, vão sendo preenchidas as outras 24 posições, de tal forma que cada grupo contenha somente uma seleção de cada continente, com exceção do continente europeu onde é permitido no máximo duas seleções por grupo.

 Cada um destes potes representa a posição de 1 a 4 dos grupos e por sorteio as seleções são distribuídas nos Grupos.

Após os jogos de classificação, apenas as duas primeiras colocadas de cada grupo passam para a etapa de Mata Mata, com a realização dos jogos de Oitavas de Final, Quartas de Final, Semifinais, Decisão de 3º lugar e Final.

Situação das Eliminatórias e Classificados…

Hoje sabe-se que estão classificados: Japão, Austrália, Coréia do Sul e Irã e que o Brasil (5 taças) como anfitrião estará posicionado na posição 1 da chave A (A1). Pela pontuação em seus grupos da eliminatória já é quase certa a participação de: Itália (4), Alemanha (3), Argentina (2), Inglaterra (1), Espanha (1), Holanda e Rússia, e muito provavelmente serão distribuídas por sorteio nas posições B1 até H1. As seleções de: França (1), Portugal, Bélgica, Croácia, Suíça, Colômbia, Equador e Chile tem boas chances de classificação e provavelmente ficarão distribuídos nas posições A2 até H2. As seleções restantes serão posicionados por sorteio nas posições A3 até H4. Portanto, das campeãs mundiais somente a seleção do Uruguai (2) corre o risco de não se classificar e esta copa poderá ser uma das mais disputadas da história.

IMG_6551

16 comentários

  1. Excelente post, muito bem explicado. Posso fazer apenas uma correção? As posições 2, 3 e 4 de cada grupo são também definidas por sorteio. Ou seja, não necessariamente o time A2 (ou B2, etc) será um representante do 2o nível entre as seleções ranqueadas no sorteio, logo abaixo dos cabeças de chave. Por exemplo, num hipotético grupo com Brasil, Portugal, Irã e Tunísia, o jogo A1 x A4 pode ser tanto um Brasil x Portugal, quanto um Brasil x Tunísia. Só o sorteio, em dezembro, dirá 🙂

    Curtir

    1. Verdade, Daniel, você tem razão! Vou alterar. Hoje inclusive revimos o sorteio para a Copa de 2010, e realmente foi aleatório! Vamos torcer pra não ficarmos no grupo da morte, e sim num bem tranquilo para avançarmos pras oitavas, né??

      Curtir

  2. Realmente eles estão deixando mais da metade do estádio para o ingresso mais caro. Você acha q se eu quiser muito ir deveria solicitar o mais caro? Será que as chances diminuem muito nas outras categorias?

    Curtir

    1. Sim, Mariana, a categoria de mais assentos é a 1, e também a mais cara. Sobre sua pergunta, não há como saber por antecipação, mas claro que para o mais caro (e mais disponível) deverá haver menos procura comparado ao mais barato (e com menos assentos). É a lei da oferta e da procura!

      Curtir

  3. Moro em Salvador e gostaria de assistir os jogos daqui.
    Voce acha umaboa ideia peidr o ingresso mais caro das quartas de final pois poderia ser jogo do Brasil? E numa escolha de possibilidades(prioridades) deixaria o jogo das oitava por ultimo por nao saber se sera um jogo bem importante?
    Parabens pelo altruismo!

    Curtir

    1. Oi Jorge! obrigada! 🙂
      Olhe, eu e meu marido pensamos que não há modo mais em conta para aproveitar um jogo da Copa que assistindo na cidade onde a gente mora. 😛 Você já sai na vantagem porque não precisa pagar deslocamento nem hospedagem para assistir ao jogo. A fase de grupos, infelizmente, não há como saber o que virá… mas também achamos que qualquer jogo eliminatório (oitavas em diante) deve ser bem animado, mesmo que esses jogos sejam com equipes de segunda grandeza. Lembrando que quando você seleciona a categoria, não tem como saber em que lugar da categoria vai parar… podendo ficar inclusive na “fronteira” com uma categoria inferior (aconteceu conosco, na Arena Fonte Nova!), na beirada do gramado até o assento mais alto. Boa sorte!

      Curtir

  4. Oi Adri, tudo bem ? Vou fazer 11 cidades durante a Copa (Só não deu pra encaixar Curitiba) .. não conheço quase nada de Salvador.. Sempre que fui para Bahia, acabei subindo pra regiao da Praia do Forte ou Sauípe… Onde você acha bacana se hospedar ? Tem alguma dica ? bjo

    Curtir

Deixe um comentário