Observação de Baleias Jubarte na Praia do Forte

Publicado por

Elas vêm todo ano para acasalar e ter seus filhotes, entre julho e outubro, cada vez ocupando um pedaço maior do litoral. Nestes meses,  é possível ver as baleias jubarte com muita facilidade – você está lá, curtindo uma praia, e vê ao longe um esguicho… com sorte, uma cauda! Há quem veja baleias durante os exercícios matinais pela orla de Salvador, durante a travessia para Itaparica ou ao pegar o catamarã para Morro de São Paulo, só para citar as ocorrências mais comuns.

Para quem deseja uma interação mais completa e consciente com essas lindas, é possível fazer o passeio de observação de baleias a partir da Praia do Forte – como se já não houvesse motivos suficientes para visitar aquele paraíso…

Fiz o passeio no início de outubro. A Portomar é a agência que trabalha em parceria com o Instituto Baleia Jubarte fazendo os passeios, e é tudo muito bem organizado.

2017 10 Praia do Forte - Jubartes - 1 de 19.jpg
Chegada ao Instituto

Você tem que estar na agência, que fica na entrada da vila, um pouco antes das 09h, para fazer o pagamento. Com todos os participantes presentes, fazemos uma breve caminhada até o Instituto Baleia Jubarte – não leva nem 5 minutos.

Lá no Instituto recebemos as primeiras orientações – uma palestra ambiental muito interessante sobre os hábitos das jubarte e o trabalho que eles fazem para aumentar a população das mesmas nos oceanos. Também recebemos as orientações de embarque na escuna. Dá tempo pra tirar umas fotinhas legais no Instituto também. 🙂

2017 10 Praia do Forte - Jubartes - 5 de 19.jpg

Mais uma caminhada rápida, um pouco mais longa que a primeira, até a praia próxima ao Hotel  Tivoli, para iniciar a navegação. Como não é permitido a construção de pier na Praia do Forte, temos que embarcar em botes que nos levam até a escuna – por isso, é bom ir com roupa de praia para o passeio, porque molha um pouco.

A escuna sai também com pesquisadores, que ocupam uma parte do barco, então me senti, orgulhosamente, também uma financiadora do projeto através do turismo sustentável e divertido. Todo o tempo a turma da Portomar está atenta e preocupada com a segurança e bem estar de todos a bordo. Eles servem água, biscoitinhos e frutas. O serviço e simpatia é nota dez.

O passeio pode levar de 1h a 3h, a depender do tempo e distância que se leva para encontrar baleias. A escuna sai e ficamos todos atentos para avistá-las. Dá um nervoso de saber que a qualquer momento elas vão aparecer, mas nada te prepara para a primeira avistagem. O coração vem até a boca quando finalmente você vê um daqueles bichões enormes, pré-históricos, ali pertinho de você.

2017 10 Praia do Forte - Jubartes - 13 de 19.jpg
Ó o esguicho!!!

No nosso caso, com 15 minutos de saída da escuna encontramos uma fêmea com um filhote – e encontrar um filhote é sempre ótimo porque seus intervalos de respiração são menores, então contamos com mamãe e filhinho mais tempo e mais vezes na superfície. E a cada aparição, suspiros de espanto, máquinas fotográficas enlouquecidas, todos eufóricos no barco.

2017 10 Praia do Forte - Jubartes - 8 de 19

E apesar da escuna precisar manter uma distância de segurança do animal, a baleia não conhece as regras e muitas vezes ela mesma chega pertinho do barco – esta mãe estava muuuuito tranquila conosco e se aproximou bastante – pela frente, pelos lados.  Foi uma festa, que durou um pouco mais de 30 minutos, tempo máximo permitido para não estressar o bichinho. A baleia ainda nos acompanhou um pouco, ficamos arrasados de deixar nossa nova amiga, mas felizes e mega realizados com o encontro.

2017 10 Praia do Forte - Jubartes - 19 de 19.jpg
E quando vc consegue registrar uma cauda de baleia… vc não consegue o foco. 😦

Chegamos de volta à praia por volta das 13h30, em estado de graça, e fomos bem satisfeitos procurar um lugar para comer uma moquequinha antes de retornar para Salvador.

A população de jubartes vem aumentando ano a ano, e foi um prazer enorme testemunhar de forma tão evidente o sucesso do incansável trabalho dos ambientalistas. O passeio de observação de baleias acontece de meados de julho a meados de outubro, mas este ano  foi tanta baleia que estenderam até o final do mês – ainda há muitas jubartes na costa.

2017 10 Praia do Forte - Jubartes - 11 de 19.jpg
Segure firme esse celular…

Para mais informações:

http://www.portomar.com.br/passeio/observacao-de-baleias-jubarte-13205841 (aqui tem um videozinho muito bom para dar a real de todo o roteiro do passeio)

http://www.baleiajubarte.org.br

Observações gerais do passeio:

– A escuna só sai com tempo favorável. Quando reservei, peguei um número de celular para ligar na manhã agendada pra confirmar se ele ia acontecer. Nessa época o tempo é muito instável, não custa confirmar, principalmente se não se está hospedado na Praia do Forte.

– Altamente recomendável a pré-reserva, por telefone.

– Segundo a agência, os melhores meses são agosto e setembro.

– Este ano, segundo o Instituto Baleia Jubarte, foram mais de 2mil baleias só na costa da Praia do Forte, e aproximadamente 17mil em toda a costa brasileira. Há 20 anos, eram menos de 1000. Não é lindo isso?

5 comentários

  1. Olá colega !
    Ficou mesmo muito bom … parabéns.
    Farei apenas uma observação de ordem prática: quando procuro blogs e comentários sobre sítios de viagem , percebo que o tema fica extenso por conta das impressões pessoais de aut@r; então, fica a sugestão de “enxugar” um pouco, pra que seja um texto mais objetivo.
    Mas de um modo geral ficou supeeeeer!
    Besitos …
    Dhébora 😚

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi Dhebora! Obrigada! Blogs geralmente são mesmo cheios de impressões pessoais. São uma característica inerente à existência deles 🙂 Meus textos costumam ser cheios de opinião e tratados na primeira pessoa, pois são baseados em experiências, mesmo.

      Blogs são livres da isenção comum a textos puramente informativos e jornalísticos, que devem só se ater a fatos… e há quem goste de textos com mais opinião, há quem busque textos mais enxutos, puramente informativos 😉 E viva a pluralidade!

      Curtir

  2. Muito legal você compartilhar esta experiência! E suas dicas estão ótimas. Facilitarão a vida de muita gente interessada no passeio.
    Sucesso com o blog; você ganhou (novamente) uma leitora!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s