Por do Sol no Café da Aliança Francesa

Publicado por

Ai, gente. Que lugar delícia.

Não sei desde quando o Café Terrasse existe, mas desde que me entendo por baianeira o café da Aliança Francesa está no topo das listas de melhores vistas e melhores pores do sol da cidade.

A Aliança funciona nessa casa antiga lindona, de 1846. A estrutura da casa está mantida, com pisos em madeira, pé direito alto, uma escada enorme, linda, e salas de aula inclusive no sótão da casa, onde eu adorava as aulas, mesmo tendo que subir uma infinidade de degraus. 😀

Aliança Francesa.jpg

Você entra, passa por uma galeria de arte, salas de aula e lá no fundo, depois de uma passarela, chega ao café Terrasse – um varandão enorme, com uma brisa deliciosa, e a vista de cair o queixo que contempla a Baía de Todos os Santos, a Igreja de Santo Antonio da Barra, barquinhos e lanchas e alguns praticantes de Stand Up Paddle lá embaixo… pra deixar o ambiente único, a depender do ângulo, uma mangueira pode proporcionar uma moldura natural para suas fotos da vista local.

2017 08 Aliança Francesa - 19 de 24.jpg

O cardápio contempla tanto delícias de origem francesa (baguettes, crepes, um croque monsieur bem gostoso…) quanto bolos caseiros, lanches e sucos direto da fruta. Enquanto era aluna da Aliança, cumpria religiosamente o hábito de tomar um café espresso no intervalo das aulas de sábado – eventualmente acompanhado por um docinho – e com essa recompensa era muito mais fácil acordar cedo também no fim de semana.

Lá você também encontra uma estante de bookcrossing – conhece o movimento? São pontos em várias cidades e países em que você pode pegar um livro que te interesse, ou deixar um livro que acabou de ler e não quer guardar em casa mais – e assim os livros vão circulando mundo afora.

2017 08 Aliança Francesa - 14 de 24.jpg

Acho o Café Terrasse uma parada deliciosa entre visitas aos museus da Barra e do Corredor da Vitória, pra relaxar sem pressa de partir pro próximo compromisso do dia – ou para finalizá-lo mesmo, com aquele pôr do sol matador – alguns dias, inclusive, com jazz ao vivo.

Cafe Terrasse 1 .jpg

Na Aliança você também encontra uma galeria de arte, uma biblioteca com publicações francesas aberta ao público e o Teatro Moliére.

Para informações práticas do Café Terrasse – horários, programação e cardápio: https://www.facebook.com/cafeterrassealiancafrancesa/

Insta: @cafeterrasse.af

O site da Aliança Francesa é esse: http://www.afbahia.com.br/

Você pode conhecer mais sobre o movimento bookcrossing aqui: http://www.bookcrossing.com/

❤ …saudades das aulinhas de francês… ❤

2017 08 Aliança Francesa - 5 de 24.jpg

 

4 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s