Jorge Amado pelas ruas do Pelourinho

Publicado por

Turistar pelo Centro Histórico de Salvador é uma delícia – a depender de onde estiver, você tem a impressão de estar dentro de um romance de Jorge Amado, podendo cruzar com Vadinho, ou Quincas Berro d’Água , a qualquer momento, né não?

Pois este encontro está acontecendo no Pelourinho – é o Circuito Jorge Amado e, até o momento, a última apresentação é nesta sexta, 29 de dezembro.

20171228_212636.jpg

O Circuito é um musical de rua, gratuito, e esta temporada começou em outubro com apresentações sempre às sextas-feiras,às 19h, saindo do Largo do Pelô, em frente à Fundação Casa de Jorge Amado. Fui, com as amigas de longa data Eliana, Yara e a nova amiga Rafaela, à apresentação do dia 22 de dezembro, depois que outras amigas (estas, do Rio) estiveram por aqui e recomendaram muito assistir. A gente, da terra, vai deixando pra depois, depois, não é verdade? 

20171228_212332.jpg

Pois valeu ter ido, cada minuto. O espetáculo vai subindo pelas ruas do Pelô e nos apresentando os personagens que conhecemos dos livros, novelas, filmes. Começa o musical e lá está a boemia de Quincas Berro d’Água. Sobe uma rua, Vadinho acaba de passar desta para melhor em pleno Carnaval. Andamos mais um pouco e lá está Gabriela, toda cravo e canela. Tem mais, claro. Eu amei assistir a um trecho de O Compadre de Ogum com o Igreja e o Cruzeiro de São Francisco como cenário. Muita baianidade a cada cena.

20171228_211842.jpg

Pelas ruas e janelas dos casarões, embalando as cenas ou alinhavando uma na outra, se apresenta um cardápio de ritmos da Bahia: tambores africanos, samba de roda, marchinhas de carnaval e até o pagodão está presente. É uma deliciosa amostra do que podemos encontrar no Carnaval pelas ruas da cidade.

20171228_212222.jpg

Depois de pouco mais de uma hora seguindo essas figuras Pelourinho acima, o show termina na Cantina da Lua, no Terreiro de Jesus, contando inclusive com a participação do agitador cultural e proprietário da Cantina, Clarindo Silva – ele mesmo, mais uma dessas pessoas que você tem certeza que saiu de um livro do Jorge (será?).

Circuito Jorge Amado 1.jpg
… e o povo vai seguindo a peça…

Estou aqui de dedinhos cruzados para que o espetáculo continue até perto do Carnaval (mas, na dúvida, eu iria logo nesta sexta pra garantir). Foi uma experiência linda e é uma excelente forma de promover o turismo cultural na cidade, para turistas e baianos.

No site do programa Pelourinho Dia e Noite é possível checar a programação e conferir horários e outras atrações no Pelô.

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s