Listinha de intenções para o meu Carnaval Pipoca

Publicado por

A cidade já está em animação total, mas só agora consegui organizar minhas intenções para o Carnaval que começa hoje, quarta-feira. Já há alguns anos que aproveitamos só a folia pipoca, sem blocos, sem camarotes – na rua, com os amigos, indo e vindo pelos circuitos principais e aproveitando eventos marcantes de todos os Carnavais.

E o que dá pra fazer? Há um monte de oportunidades para pular o Carnaval sem grandes custos e aproveitando o melhor da festa. Geralmente eu começo o Carnaval querendo fazer muito mais coisas do que dou conta de acompanhar – além de, ao longo dos dias, irem surgindo outras programações tão interessantes quanto as inicialmente planejadas. Então resolvi escrever uma lista com as principais intenções para este ano – e, talvez, fazer um balanço no final das festas do que de fato acabei conseguindo fazer.

Baiana System 2015.jpg
Houve um tempo que dava pra chegar perto assim do Navio Pirata da Baiana System – Furdunço de 2015

Quarta-feira pré-Carnaval é dia de fanfarras pelas ruas da Barra, do anoitecer até a madrugada. É o segundo dia da saída da Banda do Habeas Copos, o bar mais tradicional da região (lacuna no meu currículo, nunca acompanhei o Habeas). Há alguns anos, alguns bloquinhos migraram suas concentrações para o Santo Antonio além do Carmo – que é pra onde pretendo ir à noite.

Gravata doida - Instagram.jpg

Quinta-feira é dia de Furdunço na Barra – antes era sexta, no Campo Grande… não curti a mudança na data e no local. O perfil também mudou, até o ano passado as atrações saíam mais cedo e a lista era composta por atrações mais conhecidas localmente. Agora o Furdunço conta com Claudia Leite, Bel Marques, Ara Ketu, Daniela Mercury – e no meio disso tudo, muitas atrações ainda ‘a confirmar’. Mas vamos dar uma olhadinha pra ver se ainda vale a pena, né?

Pranchão Alavonte.jpg
O Pranchão do Alavontê no Campo Grande, 2016

Sexta-feira a coisa já começa a complicar e eu quero ser no mínimo duas para estar em mais lugares ao mesmo tempo. No meio da tarde, na Barra, tem a Pipoca de Saulo, e entre 20h e 22h tem Carlinhos Brown, Luis Caldas, Margareth Menezes e Orquestra Rumpilezz. No Pelourinho, prevista para as 20h, tem a saída do Olodum – ele se concentra na Rua das Laranjeiras com a rua da Ordem Terceira, e circula pelo Pelô antes de se reorganizar para sair na Avenida.

Olodum concentração.jpg
Olodum na Concentração, em 2014

O Sábado é cheio de boas atrações, geralmente inconciliáveis, mas este ano acho que vou conseguir cumprir todos os objetivos. Pelas ruas da Barra, quero acompanhar o Microtrio Ivan Huol – que está previsto aqui para sair às 15h30, além dos trios elétricos que vierem na sequência. Mais tarde, a Barra está com programação intensa e variada, mas já terei me deslocado para a Liberdade, pra ver a saída do Ilê, que deve acontecer por volta das 20h (é bom chegar cedo). Já escrevi sobre a saída do Ilê neste link.

Carnaval Farol da Barra.jpg

Domingo tá difícil. Quero ir pra Pipoca de Saulo, mas já devo ter ido na de sexta… E é um dia bonito para ir ao Campo Grande, circuito tradicional, que estará cheio de boas atrações. Todos devem, pelo menos uma vez na vidaaa, fazer o circuito Avenida (que hoje chamam de Osmar), descendo a Avenida Sete e tendo a emoção de encontrar a Praça Castro Alves. Dali, geralmente vamos para o Pelourinho. Mas acho que esse ano vou querer descer pra Barra e ver Armandinho, Daniela Mercury, Jau, Carlinhos Brown, a partir das 18h30. Será que aguento?

Carnaval Praca Castro Alves.png
Nós, a praça e o poetaaaaa (2016)

Segunda vou descansar. Curtir uma praia. Mas ai, pera, tem Baby do Brasil de noite em Trio Independente na Barra 😀

Na Terça meus ânimos variam – estou cansada, já triste porque tá acabando, mas também juntando as forças porque, afinal, é o último dia! Bora, gente! O que faltou fazer? Vou correr atrás… Ou, bem… deixar para o ano que vem…

Pipoca de Saulo.png
Descer a ladeira de São Bento, chegar à Praça Castro Alves, pura emoção ❤

Toda a programação do Carnaval está no site Salvador Meu Carnaval, da Prefeitura Municipal, pra consultar, combinar e recombinar com os amigos.

Algumas playlists interessantes que encontrei no Spotify que se encaixam bem no clima do meu Carnaval Pipoca eu listo abaixo. Sugestões?

Moraes Moreira – 50 Carnavais

Carnaval de Caetano Veloso

Baiana System

Playlist de Axé, o Filme

Meus links de outros Carnavais:

Quarta de Carnaval no Gravata Doida (2009)

Quarta com Fanfarras na Barra (2011)

Mais quarta-feira pré Carnavalesca na Barra (2011)

Sexta de Carnaval começa e termina atrás do Trio Elétrico(2011)

Carnaval de Salvador – Quanto custa hospedar num Ibis? (2011)

Domingo na Carnaval do Ilê (2011 – infelizmente, o Camarote deixou de ser montado)

Segunda de Carnaval no Pelô (2011)

Terça de Carnaval – só acaba na quarta de cinzas (2011)

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s