A cidade já está em animação total, mas só agora consegui organizar minhas intenções para o Carnaval que começa hoje, quarta-feira. Já há alguns anos que aproveitamos só a folia pipoca, sem blocos, sem camarotes – na rua, com os amigos, indo e vindo pelos circuitos principais e aproveitando eventos marcantes de todos os Carnavais.
E o que dá pra fazer? Há um monte de oportunidades para pular o Carnaval sem grandes custos e aproveitando o melhor da festa. Geralmente eu começo o Carnaval querendo fazer muito mais coisas do que dou conta de acompanhar – além de, ao longo dos dias, irem surgindo outras programações tão interessantes quanto as inicialmente planejadas. Então resolvi escrever uma lista com as principais intenções para este ano – e, talvez, fazer um balanço no final das festas do que de fato acabei conseguindo fazer.

Quarta-feira pré-Carnaval é dia de fanfarras pelas ruas da Barra, do anoitecer até a madrugada. É o segundo dia da saída da Banda do Habeas Copos, o bar mais tradicional da região (lacuna no meu currículo, nunca acompanhei o Habeas). Há alguns anos, alguns bloquinhos migraram suas concentrações para o Santo Antonio além do Carmo – que é pra onde pretendo ir à noite.
Quinta-feira é dia de Furdunço na Barra – antes era sexta, no Campo Grande… não curti a mudança na data e no local. O perfil também mudou, até o ano passado as atrações saíam mais cedo e a lista era composta por atrações mais conhecidas localmente. Agora o Furdunço conta com Claudia Leite, Bel Marques, Ara Ketu, Daniela Mercury – e no meio disso tudo, muitas atrações ainda ‘a confirmar’. Mas vamos dar uma olhadinha pra ver se ainda vale a pena, né?

Sexta-feira a coisa já começa a complicar e eu quero ser no mínimo duas para estar em mais lugares ao mesmo tempo. No meio da tarde, na Barra, tem a Pipoca de Saulo, e entre 20h e 22h tem Carlinhos Brown, Luis Caldas, Margareth Menezes e Orquestra Rumpilezz. No Pelourinho, prevista para as 20h, tem a saída do Olodum – ele se concentra na Rua das Laranjeiras com a rua da Ordem Terceira, e circula pelo Pelô antes de se reorganizar para sair na Avenida.

O Sábado é cheio de boas atrações, geralmente inconciliáveis, mas este ano acho que vou conseguir cumprir todos os objetivos. Pelas ruas da Barra, quero acompanhar o Microtrio Ivan Huol – que está previsto aqui para sair às 15h30, além dos trios elétricos que vierem na sequência. Mais tarde, a Barra está com programação intensa e variada, mas já terei me deslocado para a Liberdade, pra ver a saída do Ilê, que deve acontecer por volta das 20h (é bom chegar cedo). Já escrevi sobre a saída do Ilê neste link.
Domingo tá difícil. Quero ir pra Pipoca de Saulo, mas já devo ter ido na de sexta… E é um dia bonito para ir ao Campo Grande, circuito tradicional, que estará cheio de boas atrações. Todos devem, pelo menos uma vez na vidaaa, fazer o circuito Avenida (que hoje chamam de Osmar), descendo a Avenida Sete e tendo a emoção de encontrar a Praça Castro Alves. Dali, geralmente vamos para o Pelourinho. Mas acho que esse ano vou querer descer pra Barra e ver Armandinho, Daniela Mercury, Jau, Carlinhos Brown, a partir das 18h30. Será que aguento?

Segunda vou descansar. Curtir uma praia. Mas ai, pera, tem Baby do Brasil de noite em Trio Independente na Barra 😀
Na Terça meus ânimos variam – estou cansada, já triste porque tá acabando, mas também juntando as forças porque, afinal, é o último dia! Bora, gente! O que faltou fazer? Vou correr atrás… Ou, bem… deixar para o ano que vem…

Toda a programação do Carnaval está no site Salvador Meu Carnaval, da Prefeitura Municipal, pra consultar, combinar e recombinar com os amigos.
Algumas playlists interessantes que encontrei no Spotify que se encaixam bem no clima do meu Carnaval Pipoca eu listo abaixo. Sugestões?
Meus links de outros Carnavais:
Quarta de Carnaval no Gravata Doida (2009)
Quarta com Fanfarras na Barra (2011)
Mais quarta-feira pré Carnavalesca na Barra (2011)
Sexta de Carnaval começa e termina atrás do Trio Elétrico(2011)
Carnaval de Salvador – Quanto custa hospedar num Ibis? (2011)
Domingo na Carnaval do Ilê (2011 – infelizmente, o Camarote deixou de ser montado)
Aqui já temos uma intensa programação infantil. Difícil é convencer Fabrício…
CurtirCurtir