Uma semana no Fim do Mundo

Publicado por

No inverno do ano passado, acompanhei meu irmão, o Bruno, em uma viagem ao extremo sul da Argentina. Ele ia fazer El Calafate e Ushuaia em 10 dias, e eu estava ainda encantada com uma viagem que havia feito para a Patagônia Chilena e Argentina em 2016, no final do verão. Estava doida pra voltar e, depois de uma boa pesquisada e muitos dilemas resolvidos, marquei minha ida: 1 semana em Ushuaia, no final de julho, auge do inverno.

Ir direto de Salvador para Ushuaia está longe de ser tão direto assim, sempre envolvendo longas conexões. Diante das opções existentes, saí de Salvador no início da tarde de um sábado, chegando em Buenos Aires às 22h depois de uma conexão em Guarulhos. A outra etapa do voo (Buenos Aires – Ushuaia) marquei para a tarde do dia seguinte, domingo. Assim eu aproveitaria para passear um pouco pela capital, em vez de fazer uma longa conexão noturna para viajar super cedo e chegar em frangalhos.

Buenos Aires_Aerolineas
Buenos Aires da janelinha

E, já que seria um domingo pela manhã, decidi aproveitar a Feirinha de San Telmo, me hospedando no bairro. Procurando por pousadinhas acabei encontrando uma promoção imperdível para o Anselmo Buenos Aires, situado na Plaza Dorrego e exigindo zero esforço para a Feira: era só acordar! Se eu tropeçasse no hall do hotel, já cairia em frente à uma das barraquinhas da feira. Feliz. 😀 😀

San Telmo_Hotel
…Feira de San Telmo acordando no meu domingo

E assim foi meu stopover. Acordei cedo, tomei o café bem variado do Anselmo e fui pra rua ver o movimento com a feira começando a despertar. Passeei pelas ruas adjacentes, vi os feirantes montando suas barracas e pude observar a feira com mais tranquilidade, diferente das vezes anteriores quando eu só conseguia chegar quando já estava bem mais cheio. Entrei no Mercado de San Telmo (lindo!), vi um pouco do cotidiano porteño, entrei em lojas de antiguidades. Também conheci a Casa del Dulce de Leche, que representa muitas marcas da iguaria e permite degustações. Experimentei alguns, mas o meu preferido continua sendo o Dulce de Leche Patagonian Life.

Mercado San Telmo.JPG
Quem é você na fila do açougue? 😛

Depois de muito zanzar ( e pouco comprar), era hora de ir pro Aeroparque pegar a terceira etapa do meu voo. Acompanhei um por do sol maravilhoso da janelinha do avião e cheguei no aeroporto Malvinas Argentinas, em Ushuaia, às 18h, já noite.

Ushuaia_Aerolineas
Ushuaia da janelinha

Passei 5 dias inteiros em Ushuaia, voltando para Salvador no sábado seguinte. Meu irmão ainda ficou mais 2 dias inteiros – fez programas mais longos e repetiu atividades na neve. Estivemos em 3 centros invernais e no Cerro Castor, visitamos os principais museus e o Parque Nacional de Ushuaia, fizemos o passeio de barco pelo Canal Beagle, conhecemos restaurantes e cafeterias – sem agonia e podendo mudar a programação a depender do clima. Acho que o tempo que passei é o adequado para curtir o destino, em qualquer temporada. Ushuaia é incrível e quero voltar logo no verão também, para ver pinguins, fazer caminhadas por trilhas que ficam bloqueadas no inverno, comer centollas, rever alguns lugares que sem a neve devem ser totalmente diferentes.

Na volta, peguei um voo saindo 8h da manhã de Ushuaia e tive mais um dia inteiro em Buenos Aires, pois o voo (direto desta vez) para Salvador só saía à noite. Aproveitei para ir ao MALBA , rever algumas obras de arte latinoamericanas e finalmente me encontrar com o Abaporu – em uma visita que fiz há alguns anos a obra de Tarcila do Amaral estava emprestada a algum outro museu no mundo.

Onde pesquisei sobre Ushuaia:

Locais onde me hospedei:

Para salvar reservas e ajudar no planejamento, usei:
checkmytrip.com
Googlemaps

O que já escrevi sobre Ushuaia:

Memórias gastronômicas da Patagônia e Terra do Fogo

“Uma semana no fim do mundo” apareceu primeiro no caderninhodaadri.com. Esta viagem aconteceu em Julho de 2017.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s