Observação de Baleias Jubarte na Praia do Forte

Publicado por

Já estamos em temporada de Baleias Jubarte na costa baiana – o período oficial é entre julho e outubro, mas desde o final de junho já circula pelos whatsapps soteropolitanos um vídeo de baleias dando um espetáculo de saltos aqui na Baía de Todos os Santos. Elas vêm para acasalar e ter seus filhotes. Em um dia de sorte, dá para vê-las da praia ou durante as travessias de barcos, lanchas e ferries para as ilhas próximas. Para quem deseja uma interação mais completa e consciente com essas lindas, é possível fazer o passeio de observação de baleias a partir da Praia do Forte.

Jubarte Praia do Forte

Fiz o passeio ano passado e estou doida pra repetir nesta temporada também. Começa às 09h a partir da Portomar, agência credenciada para fazer o programa, com uma caminhada de 5 minutos até o Instituto Baleia Jubarte, onde recebemos as primeiras orientações – uma palestra ambiental muito interessante sobre os hábitos das jubartes e o trabalho que eles fazem para aumentar a população das mesmas nos oceanos, além de recerbemos as orientações para embarque na escuna. Dá tempo pra tirar umas fotinhas legais no Instituto também. 🙂

Este slideshow necessita de JavaScript.

Mais uma caminhada, um pouco mais longa que a primeira, até a praia próxima ao Hotel Tivoli, para iniciar a navegação. Como não é permitido a construção de pier na Praia do Forte, embarcamos em botes que nos levam até a escuna – é bom ir com roupa de praia para o passeio, porque molha um pouco.

Todo o tempo a turma da Portomar está atenta e preocupada com a segurança e bem estar de todos a bordo. Eles servem água, biscoitinhos e frutas. O serviço e a simpatia é nota dez.

2017 10 Praia do Forte - Jubartes - 16 de 19

O passeio pode levar de 1h a 3h, a depender do tempo e distância que se leva para encontrar baleias. A escuna sai e ficamos todos atentos para avistar alguma delas. Dá um nervoso de saber que a qualquer momento elas vão aparecer, mas nada te prepara para a primeira avistagem. O coração vem até a boca quando finalmente você vê um daqueles bichões enormes, pré-históricos, ali pertinho de você.

No nosso caso, com 15 minutos de saída da escuna encontramos uma fêmea com um filhote – e encontrar um filhote é sempre ótimo porque seus intervalos de respiração são menores, então contamos com mamãe e filhinho mais tempo e mais vezes na superfície. E a cada aparição, suspiros de espanto, máquinas fotográficas enlouquecidas, todos eufóricos no barco. Acompanhamos as baleias por aproximadamente 30 minutos, tempo máximo permitido para não estressar os bichinhos.

Chegamos de volta à praia por volta das 13h30, em estado de graça, e fomos bem satisfeitos procurar um lugar para comer uma moquequinha antes de retornar para Salvador.

2017 10 Praia do Forte - Jubartes - 8 de 19

A população de jubartes vem aumentando ano a ano, e foi um prazer enorme testemunhar de forma tão evidente o sucesso do incansável trabalho dos ambientalistas. A Portomar é a agência que trabalha em parceria com o Instituto Baleia Jubarte fazendo os passeios. Indo por eles, você está de certa forma apoiando o projeto, viabilizando a observação das baleias por biólogos e oceanógrafos, que também vão no barco.

Em 2017, segundo o IBJ, foram mais de 2mil baleias só na costa da Praia do Forte, e aproximadamente 17mil em toda a costa brasileira. Há 20 anos, eram menos de 1000. Não é lindo isso?

Neste link você acessa as orientações da agência e vê também um videozinho muito bom para dar a real de todo o roteiro do passeio.

Observações gerais:

– A escuna só sai com tempo favorável. Quando reservei, peguei um número de celular para ligar na manhã agendada pra confirmar se ele ia acontecer. Nessa época o tempo é muito instável, não custa confirmar, principalmente se não se está hospedado na Praia do Forte.

– Altamente recomendável a pré-reserva, por telefone.

– Segundo a agência, os melhores meses são agosto e setembro.

Links para ajudar a organizar um dia passeando na Praia do Forte:

Site do Instituto Baleia Jubarte

Site da Portomar Turismo

Site Oficial da Praia do Forte para turismo

Este link aqui do Blog da Praia do Forte indica restaurantes interessantes para depois do passeio; Eu também gosto da Pizzaria 7 Pizzas, do Restaurante Donana e do Casa de Nati para comida baiana; muito recomendado também é o Point do Folha, e é pertinho do desembarque.

“Observação de Baleias na Praia do Forte” apareceu primeiro no caderninhodaadri.com. Este passeio aconteceu em Outubro de 2017.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s