Já estamos em temporada de Baleias Jubarte na costa baiana – o período oficial é entre julho e outubro, mas desde o final de junho já circula pelos whatsapps soteropolitanos um vídeo de baleias dando um espetáculo de saltos aqui na Baía de Todos os Santos. Elas vêm para acasalar e ter seus filhotes. Em um dia de sorte, dá para vê-las da praia ou durante as travessias de barcos, lanchas e ferries para as ilhas próximas. Para quem deseja uma interação mais completa e consciente com essas lindas, é possível fazer o passeio de observação de baleias a partir da Praia do Forte.
Fiz o passeio ano passado e estou doida pra repetir nesta temporada também. Começa às 09h a partir da Portomar, agência credenciada para fazer o programa, com uma caminhada de 5 minutos até o Instituto Baleia Jubarte, onde recebemos as primeiras orientações – uma palestra ambiental muito interessante sobre os hábitos das jubartes e o trabalho que eles fazem para aumentar a população das mesmas nos oceanos, além de recerbemos as orientações para embarque na escuna. Dá tempo pra tirar umas fotinhas legais no Instituto também. 🙂
Mais uma caminhada, um pouco mais longa que a primeira, até a praia próxima ao Hotel Tivoli, para iniciar a navegação. Como não é permitido a construção de pier na Praia do Forte, embarcamos em botes que nos levam até a escuna – é bom ir com roupa de praia para o passeio, porque molha um pouco.
Todo o tempo a turma da Portomar está atenta e preocupada com a segurança e bem estar de todos a bordo. Eles servem água, biscoitinhos e frutas. O serviço e a simpatia é nota dez.
O passeio pode levar de 1h a 3h, a depender do tempo e distância que se leva para encontrar baleias. A escuna sai e ficamos todos atentos para avistar alguma delas. Dá um nervoso de saber que a qualquer momento elas vão aparecer, mas nada te prepara para a primeira avistagem. O coração vem até a boca quando finalmente você vê um daqueles bichões enormes, pré-históricos, ali pertinho de você.
No nosso caso, com 15 minutos de saída da escuna encontramos uma fêmea com um filhote – e encontrar um filhote é sempre ótimo porque seus intervalos de respiração são menores, então contamos com mamãe e filhinho mais tempo e mais vezes na superfície. E a cada aparição, suspiros de espanto, máquinas fotográficas enlouquecidas, todos eufóricos no barco. Acompanhamos as baleias por aproximadamente 30 minutos, tempo máximo permitido para não estressar os bichinhos.
Chegamos de volta à praia por volta das 13h30, em estado de graça, e fomos bem satisfeitos procurar um lugar para comer uma moquequinha antes de retornar para Salvador.
A população de jubartes vem aumentando ano a ano, e foi um prazer enorme testemunhar de forma tão evidente o sucesso do incansável trabalho dos ambientalistas. A Portomar é a agência que trabalha em parceria com o Instituto Baleia Jubarte fazendo os passeios. Indo por eles, você está de certa forma apoiando o projeto, viabilizando a observação das baleias por biólogos e oceanógrafos, que também vão no barco.
Em 2017, segundo o IBJ, foram mais de 2mil baleias só na costa da Praia do Forte, e aproximadamente 17mil em toda a costa brasileira. Há 20 anos, eram menos de 1000. Não é lindo isso?
Neste link você acessa as orientações da agência e vê também um videozinho muito bom para dar a real de todo o roteiro do passeio.
Observações gerais:
– A escuna só sai com tempo favorável. Quando reservei, peguei um número de celular para ligar na manhã agendada pra confirmar se ele ia acontecer. Nessa época o tempo é muito instável, não custa confirmar, principalmente se não se está hospedado na Praia do Forte.
– Altamente recomendável a pré-reserva, por telefone.
– Segundo a agência, os melhores meses são agosto e setembro.
Links para ajudar a organizar um dia passeando na Praia do Forte:
Site do Instituto Baleia Jubarte
Site Oficial da Praia do Forte para turismo
Este link aqui do Blog da Praia do Forte indica restaurantes interessantes para depois do passeio; Eu também gosto da Pizzaria 7 Pizzas, do Restaurante Donana e do Casa de Nati para comida baiana; muito recomendado também é o Point do Folha, e é pertinho do desembarque.
“Observação de Baleias na Praia do Forte” apareceu primeiro no caderninhodaadri.com. Este passeio aconteceu em Outubro de 2017.
Um comentário