Salvador é cheia de lugares lindos para combinar uma boa refeição e um programa cultural. Exemplos não faltam e neste fimdi fui exercitar esta prática almoçando no Solar Café do Palacete das Artes, aproveitando para checar a exposição do momento.
Chegando lá, o Palacete não estava com exposição nenhuma, mas mesmo assim estava aberto para visitação. A casa, que é linda por fora, não decepcionaria por dentro.
Só o térreo está disponível para ser admirado – e por onde começar?

Os pisos, em madeira, têm configurações diferentes para cada ambiente. Vitrais maravilhosos aproveitam a luz nos antigos oratório e a sala de jantar. Pinturas nas paredes nos dão as dicas do que era a função de cada espaço: um anjinho no teto tocando violino nos aponta onde era a sala de música, outro ambiente tem as paredes repletas de frutas e jarras de vinho.
Você pode pedir para uma das monitoras de contar a história da casa, e assim se sabe de algumas informações interessantes: ela foi construída a aproximadamente 100 anos, no início do século XX. Sinais da maçonaria estão em vários pontos das paredes e nos pisos. O elevador francês, original do edifício, funciona até hoje (e é uma lindeza). O mobiliário suntuoso que se vê nas fotos da família Catharino foi transferidoi para o Instituto Feminino, onde estão expostos para os visitantes.

Salvador já conta há 10 anos com esse espaço muito bom de visitar que é o Palacete das Artes – gente, como o tempo passa rápido! Em seus primeiros anos, através de um convênio com o Museu Rodin de Paris, ele recebeu 62 obras de Auguste Rodin que ficaram em exposição no Palacete por 3 anos – muita gente chama o Palacete de Museu Rodin até hoje. Por lá já passaram exposições de artistas de projeção nacional e internacional – Sante Scaldaferri, Bel Borba, Miguel Cordeiro, Franz Krajcberg, Mario Cravo Neto, Pierre Verger e tantos outros.
Obras de Mario Cravo Jr. e réplicas de esculturas de Rodin deixam os bem cuidados jardins ainda mais lindos.
E o almoço? Foi ótimo, como sempre, acompanhado de uma cervejinha, porque o calor já se instalou por aqui. Além de pratos criativos e saborosos, o Solar Café também serve crepes e tem ótimas sobremesas – pra mim, tem um dos melhores brigadeiros de colher da cidade.
O Palacete das Artes funciona de quarta a domingo, pela tarde, e a visitação é gratuita.
Para conferir detalhes e programação: http://www.palacetedasartes.ba.gov.br/
https://www.facebook.com/PalaceteDasArtes/

Adri, visitei o Palacete juntamente com você! Que delícia de passeio!😀
É isso aí, continue dividindo conosco essas suas experiências!
Obrigada! De nada! kkk… 😘❤😘
CurtirCurtir
Precisa voltar, Elisa, para passearmos por mais lugares delicinhas!!!
CurtirCurtir
Já visitei e gostei muito.
CurtirCurtir
Guilardo, não canso de visitar esse museu! Ele é muito convidativo, rs
CurtirCurtir