Palacete das Artes – 10 anos de muita cultura

Publicado por

Salvador é cheia de lugares lindos para combinar uma boa refeição e um programa cultural. Exemplos não faltam e neste fimdi fui exercitar esta prática almoçando no Solar Café do Palacete das Artes, aproveitando para checar a exposição do momento.

Palacete das Artes 1

Chegando lá, o Palacete não estava com exposição nenhuma, mas mesmo assim estava aberto para visitação. A casa, que é linda por fora, não decepcionaria por dentro.

Só o térreo está disponível para ser admirado – e por onde começar?

Palacete das ARtes - Sala de Música
Sala de Música

 

Os pisos, em madeira, têm configurações diferentes para cada ambiente. Vitrais maravilhosos aproveitam a luz nos antigos oratório e a sala de jantar. Pinturas nas paredes nos dão as dicas do que era a função de cada espaço: um anjinho no teto tocando violino nos aponta onde era a sala de música, outro ambiente tem as paredes repletas de frutas e jarras de vinho.

Você pode pedir para uma das monitoras de contar a história da casa, e assim se sabe de algumas informações interessantes: ela foi construída a aproximadamente 100 anos, no início do século XX. Sinais da maçonaria estão em vários pontos das paredes e nos pisos. O elevador francês, original do edifício, funciona até hoje (e é uma lindeza). O mobiliário suntuoso que se vê nas fotos da família Catharino foi transferidoi para o Instituto Feminino, onde estão expostos para os visitantes.

Palacete das Artes - Elevador
O elevador – mais de 100 anos e funcionando!

Salvador já conta há 10 anos com esse espaço muito bom de visitar que é o Palacete das Artes – gente, como o tempo passa rápido! Em seus primeiros anos, através de um convênio com o Museu Rodin de Paris, ele recebeu 62 obras de Auguste Rodin que ficaram em exposição no Palacete por 3 anos – muita gente chama o Palacete de Museu Rodin até hoje. Por lá já passaram exposições de artistas de projeção nacional e internacional – Sante Scaldaferri, Bel Borba, Miguel Cordeiro, Franz Krajcberg, Mario Cravo Neto, Pierre Verger e tantos outros.

Obras de Mario Cravo Jr. e réplicas de esculturas de Rodin deixam os bem cuidados jardins ainda mais lindos.

E o almoço? Foi ótimo, como sempre, acompanhado de uma cervejinha, porque o calor já se instalou por aqui. Além de pratos criativos e saborosos, o Solar Café também serve crepes e tem ótimas sobremesas – pra mim, tem um dos melhores brigadeiros de colher da cidade.

Solar Café 1

O Palacete das Artes funciona de quarta a domingo, pela tarde, e a visitação é gratuita.

Para conferir detalhes e programação:  http://www.palacetedasartes.ba.gov.br/

https://www.facebook.com/PalaceteDasArtes/

Palacete Sala Mario Cravo Jr
Sala Mario Cravo Jr, anexo do casarão construído para abrigar exposições – também quero meu nome escrito de uma forma totalmente única e divertida 😀

 

 

4 comentários

  1. Adri, visitei o Palacete juntamente com você! Que delícia de passeio!😀
    É isso aí, continue dividindo conosco essas suas experiências!
    Obrigada! De nada! kkk… 😘❤😘

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s